Algumas oportunidades que aparecem à TA são realmente valiosas. É o que podemos dizer da Oficina de Mecânica Básica para Ciclistas que tivemos o privilégio de ministrar em Búzios, nos dias 11 e 12 de março deste ano. Vivenciamos a bicicleta e sua mecânica em dois dias muito especiais. O convite para esta oficina ocorreu em 2019 para ser realizada em 2020, mas a pandemia atrasou os planos e nos ensinou, ainda que de maneira rude, a resiliência. Ela foi fundamental para manter a mente e o espírito afinados para que agora em 2021 pudéssemos aproveitar esta oportunidade ímpar. E ela veio de forma bem caprichada.
A oficina fez parte do evento IL Grangiro, primeira prova de MTB da temporada 2021, realizada num circuito de Cross Country Maratona novíssimo e permanente, na icônica cidade de Búzios, em um Clube de Golf com com infraestrutura poliesportiva e com a presença de ninguém menos que Henrique Avancini, atleta da elite do MTB mundial, campeão de uma etapa do circuito internacional de MTB em 2019.
Com rígido protocolo de segurança, obrigatório em tempos de pandemia, a organização do evento montou duas barracas ao ar livre garantindo espaçamento seguro para os 7 alunos, sendo 3 mulheres super interessadas, uma participação especialíssima que nos deixou muito satisfeitos.
Durante o evento apresentamos os conceitos básicos sobre mecânica de bicicletas para moradores de Búzios e cidades próximas. A oficina aconteceu nas tardes de quinta e sexta-feira (11 e 12 de março) e os atentos participantes não ficaram só vendo e ouvindo. Em revezamento todos puseram seus conhecimentos à prova para montar uma bicicleta do zero, instalando todas as peças e componentes, fazendo os ajustes até que ela estivesse pronta para pedalar. O interesse pelos procedimentos de montagem foi tão grande que não terminamos no primeiro dia. Na sexta, depois de concluir a montagem e realizar algumas voltas de teste passamos às dicas para corrigir problemas mecânicos durante a pedalada com poucas ferramentas. Remendo de pneu, corrente partida, regulagem de freios e câmbios, troca de cabos e até conserto rápido de uma roda severamente empenada.
Foram dois dias com muitas trocas de experiências e boas conversas com quem ama pedalar. Como os participantes já possuíam alguns conhecimentos sobre mecânica, conduzimos a oficina com forte estímulo a que eles se tornem multiplicadores desse conteúdo. A partir do aprendizado sobre as técnicas básicas de mecânica, esperamos que eles compartilhem essa oficina para que mais pessoas possam fazer a manutenção das próprias bicicletas, especialmente trabalhadores de entregas. E que assim possam multiplicar o conhecimento entre grupos, familiares e qualquer pessoa que desejar saber mais sobre o universo das magrelas. Por mais pessoas em mais bicicletas mais vezes, e resolvendo problemas mecânicos para continuar pedalando.
Os participantes receberam ao final do curso um Certificado, CTBs de Bolso, adesivos refletivos TA, folhetos Prenda ou Perca e diversos links com materiais complementares. Na próxima etapa na Serra das Hortênsias tem mais! Fique de olho na data!
Mais fotos no Instagram Grangiro.