Na cidade de São Paulo engarrafamento é quase atração turística. Mas certamente uma paisagem da qual ninguém se orgulha. Talvez pelos excessos no que refere a imobilidade motorizada, o cidadão paulistano tenha menos motivos para amar sua cidade. Ruas entupidas de motoristas solitários, transporte público repleto de desconhecidos próximos demais uns dos outros.
Felizmente o paulistano tem agora mais um motivo para amar a cidade onde vive. Uma maneira de desbravar seu bairro, sentir-se parte da rua onde mora, do trajeto por onde se desloca. São as cariocamente famosas laranjinhas. As bicicletas de aluguel paulistanas patrocinadas pelo Banco Itaú e operadas pela Serttel/Samba. Ao primeiro olhar, pode parecer pouco para uma cidade tão grande. Mas a bicicleta só é gigante por ser pequena.
Em um sistema de bicicletas de aluguel, mais importante do que o número de estações, é a densidade em que elas estão distribuidas e nisso o sistema BikeSampa aprendeu com o BikeRio. São Paulo é gigante, mas seus bairros estão alheios a esse gigantismo e a bicicleta é o veículo perfeito para circular dentro dos bairros.
A pedalada inicial foi na região da Vila Mariana e para ser bem sucedido, o sistema terá de ser melhorado de forma constante. Aos poucos, como um ciclista que aprende a pedalar e vai ganhando experiência com a bicicleta. São Paulo está assim, aprendendo a pedalar. Falta um pouco de auto-confiança, acreditar que há equilíbrio possível no movimento constante, ver que é possível abrir espaço nas ruas de forma sutil e firme para garantir os deslocamentos ágeis que só a bicicleta é capaz.
Lançamento é sempre hora de festa. A partir de agora começam os desafios maiores. E o maior deles será a infraestrutura para a circulação segura dos ciclistas novatos que são esperados nas ruas. Em um primeiro momento, haverá apenas sinalização horizontal e vertical indicando ciclorrotas, uma demanda antiga dos cicloativistas. Mas a lição do Rio de Janeiro é que o sistema de bicicletas de aluguel é sempre mais popular e bem sucedido onde há infraestrutura segura e
exclusiva para a circula de bicicletas.
Dados objetivos:
- Quem já for cadastrado no sistema BikeRio pode utilizar o mesmo login e senha, mas os passes são independentes
- O sistema BikeSampa cobra R$ 10,00, chamado de depósito de garantia de uso
- O aplicativo exclusivo pode ser baixado para celulares e tablets com sistemas Android o iOS
- Viagens de até 30 minutos são gratuitas, desde que sejam realizadas com intervalo de pelo menos 15 minutos entre elas
- Viagens com duração de mais de 30 minutos serão tarifadas à parte, no valor de R$ 5,00 pora cada 30 minutos de utilização
- As bicicletas tem 3 marchas internas no cubo traseiro, solução que se traduz em baixa manutenção e durabilidade
- O sistema funciona todos os dias das 6 às 22hAcesse www.bikesampa.com, saiba mais e cadastre-se.
As laranjinhas prontas para a degustação durante o lançamento.
Acho que a iniciativa é uma oportunidade de ouro para que os paulistanos se aventurem no aprendizado de compartilhar melhor a cidade, como escrevi no meu blog:
http://danieldebonis.org/2012/05/24/bike-sampa-co…
M A G N I FI C O. Me deu vontade de voltar ao Brasil.
estou apaixonada por esta iniciativa! queremos também em Porto Alegre!