
Mais uma edição memorável do Shimano Fest! E estávamos lá novamente, dessa vez como parceiros institucionais, levando a Mobilidade por Bicicletas para o maior festival da bicicleta na América Latina e contribuindo com a coordenação do Auditório Diversidade, espaço onde rolaram muitas conversas, para muito além do ciclismo esporte, fitness, lazer. Um espaço onde a diversidade e inclusão possibilitadas pelas bicicletas estiveram presentes ao longo dos 4 dias de evento, que atraiu mais de 50 mil pessoas, com 140 marcas expositoras. Tudo que você precisa saber sobre as bicicletas estava por lá, nos stands ou no auditório. Além da Cerimônia de entrega de prêmios da XII Edição do Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil, dentre as dezenas de atividades do auditório, estivemos em diversas rodas de conversa sobre diferentes temas que envolvem as bicicletas em nossas vidas. Abaixo alguns painéis de destaque.
No painel Experiências locais de advocacy que melhoram o uso da bicicleta nas cidades, conversamos com a Vivi Zampieri do Bike na Pista e com o Marcos, Enfermeiro Ciclista. Um papo descontraído sobre um tema pesado, acidentes com ciclistas. Vivi sempre ligada à segurança viária nos falou sobre o desafio de se pedalar nas cidades e o Marcos nos contou sobre soluções e práticas que todo ciclista deveria saber, tanto para pedaladas solo como em grupo. Um papo que se resume em mais segurança para os ciclistas que participaram e os que pedalam com eles.

Em Iniciativas que promovem a transformação de cidades através da bicicleta a conversa foi com Filipe Simões do Niterói de Bicicleta e com Daniel Guth Chefe de Gabinete da Vereadora Renata Falzoni. A conversa girou em torno das mudanças pró bicicletas que a cidade de Niterói vem promovendo em anos recentes e todas as possibilidades que ela representa para cidades mais saudáveis e com melhor qualidade de vida.

No painel Práticas outdoor de ciclismo conversamos com Felipe “Faça algo Extraordinário” Pedalando para a Vida e Rodrigo Moraes, atleta três vezes Campeão brasileiro e Campeão Sul-Americano de Bike Trial. Um papo pura bicicleta! No palco duas bicis totalmente diferentes que se prestam para atividades totalmente distintas e exigem diferentes qualidades físicas e emocionais dos ciclistas. Uma para viagens de longas distâncias com metas ousadas de performance e outra uma Bike Trial, para vencer obstáculos que inicialmente possam parecer impossíveis para uma bicicleta! Após o papo, apresentamos as diferenças entre as bicicletas ao público presente e lançamos o desafio de um pedalar na bicicleta do outro!

No painel Um convite a novos ciclistas com Giselle Gasparotto Lulu Ciclismo e Fernanda Ferreira do Canal Eu e Minha Bike, falamos muito sobre a inclusão de mulheres no ciclismo esportivo e sobre técnicas para recuperação mais rápida e eficiente de lesões. Foi muito interessante a conversa sobre como conquistar alta performance e como recuperar essa performance quando há alguma interrupção nos treinamentos, tudo de forma muito tranquila e objetiva.

E para encerrar as atividades do Auditório Diversidade um ótimo papo com a querida Renata Falzoni que mais uma vez nos inspirou com seu amor pelas bicicletas e nos presenteou com sua participação na foto final com a super equipe que comandou o auditório nos quatro dias de evento! Que venha a Edição 2026, estaremos lá e aguardamos por vocês!

