Um Milhão de Amigos

Diariamente aproximadamente 1,2 milhão de pessoas caminham pela Avenida Paulista. Executivos na hora do almoço, executivas apressadas equilibrando-se no salto alto. Mas não são só os ricos e bem vestidos que estão por lá. Trabalhadores de todos os tipos, estudantes e também turistas que passeiam pela avenida cartão postal.

A recente reforma aumentou em 15% o fluxo de pessoas nas calçadas. O conforto para os pedestres rendeu frutos, mais do que isso, abriu a avenida para novos usuários. Cadeirantes e deficientes visuais passaram a ter uma área totalmente acessível para circular. Skatistas e patinadores ganharam no cimento liso uma área de deslocamento e lazer não prevista. Ciclistas sentiram-se atraídos a pedalar na calçada, mas o enorme fluxo de pedestres desencoraja o uso dessa faixa compartilhada informal.

Melhorar a mais famosa das avenidas no entanto é um processo contínuo. Os acertos até agora obtidos podem e devem se espalhar para o restante da cidade. Quando inserida dentro do conceito de mobilidade urbana, a acessibilidade traz benefícios em qualidade de vida para todos. É sempre bom repetir o conceito de que quanto mais larga a calçada, maior é a democracia.

Os benefícios dessa democracia focada nos pedestres e cadeirantes se alastra para além dos beneficiários imediatos. Traz lucros diretos para o comércio, o turismo e valoriza a cidade perante seus cidadãos e o mundo.

Mais florida e iluminada: a nova Paulista – Estadão
Fluxo de pedestres na Paulista cresce 15% – Folha

3 thoughts on “Um Milhão de Amigos

  1. Lembrando que a Prefeitura não esperava que o chão liso atraisse skatistas. Quando viu a aglomeração noturna gerada, coagiu o pessoal

    http://panoptico.wordpress.com/2008/12/03/em-sao-paulo-cavalo-de-pau-de-formula-1-pode-ollie-de-skate-nao/

    Após a reforma, muitos políciais e carros-forte continuam usando sistematicamente as calçadas como local de estacionamento

    http://panoptico.wordpress.com/2009/02/03/para-a-pm-estacionar-na-rampa-de-deficientes-e-normal/

    http://panoptico.wordpress.com/2008/05/29/nova-calcada-velho-habito/

    Abraço!
    Panóptico

  2. Se continuarem com tão boas postagens, não vou resistir e vou vir a esse blogue todo dia!

  3. E, em Brasília, tanto espaço livre e nenhuma congregação… Congregação é só em shopping, igreja, festival de inverno…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *