Rio de Janeiro e o Aquecimento Global

[photopress:arvore.jpg,resized,centered]

Foto Edu

O Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro publicou hoje uma notícia sobre o “Protocolo de Intenções do Rio”. Através desse documento, a prefeitura promete unir esforços no combate ao aquecimento global.

O setor de transportes é um dos pontos prioritários para as ações da Prefeitura que, para reduzir a emissão de gases que promovem o aquecimento global, vai criar redes especiais de integração formadas pela Supervia (trens), Metrô e corredores especiais para ônibus de alta capacidade, além de outras medidas para racionalizar o serviço de ônibus.

Um menor número de ônibus circulando certamente irá contribuir para a diminuição da poluição nas cidades. São aproximadamente 8 mil ônibus à diesel que realizam mais de 5 milhões de viagens diariamente. Trata-se do meio de transporte motorizado mais utilizado para o deslocamento dos cariocas. Os automóveis particulares infelizmente não entraram na conta da prefeitura. São quase 2 milhões deles emitindo uma quantidade muito maior de CO2 por passageiro por quilômetro..

Fica a sugestão para que a Prefeitura busque não apenas racionalizar a frota de ônibus da cidade do Rio de Janeiro, mas também, criar incentivos para que cada vez mais motoristas usem menos seus carros. Afinal, segundo dados oficiais, a frota ciclística é de aproximadamente 4 milhões que realizam menos de 700 mil viagens por dia.

Não se trata de uma campanha “anti-automobilista”. Esses cidadãos são também consumidores e parceiros na mudança da realidade urbana que se faz necessária. Têm portanto direito a voz num debate sobre a mobilidade na cidade. Eles precisam ser ouvidos para que possam ajudar a definir soluções para seus problemas. Têm também que obter ajuda para superar o medo de romper barreiras que aumentariam a qualidade de vida de todos. Dada as enormes perdas geradas pelos congestionamentos hoje, buscar alternativas não é tarefa difícil. Basta que se criem condições adequadas para a reflexão e a transição para o uso de meios de transporte mais sustentáveis e menos danosos ao meio ambiente.

> A biblioteca da Transporte Ativo traz alguns artigos que complementam a discussão acerca do tema. Dois deles merecem destaque:
O papel da bicicleta para a mobilidade urbana e a inclusão social – do saudoso Sergio Bianco
Os Automóveis e o Meio Ambiente – Fábio Angeoletto e Patrícia Pinheiro

> Confira a notícia sobre o decreto da Prefeitura no DO.

> A íntegra do “Protocolo de Intenções do Rio“.

One thought on “Rio de Janeiro e o Aquecimento Global

  1. Acho que essa medida é muito bem tomada, principalmente nesse momento. O transporte urbano no Rio de Janeio já devia ter sido discutido a muito mais tempo, mas antes tarde do que nunca. Gostaria de colaborar pelo menos uma parte com esse iniciativa, sou um usuário compulsivo do carro, pq onde moro não existe um transporte de massa eficiente.

    Mas como toda medida governamental nem sempre sai do papel acho que deve ser feita muita pressão sobre o governo municipal para alguma coisa acontecer!

    Abraços
    Conrado

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *