[photopress:orelhao540.jpg,resized,centered]
Ciclovia de Botafogo – Foto Zé Lobo
Uma reportagem televisiva apontou irregularidades em ciclovias cariocas. Foram apresentados os conflitos no espaço destinado aos ciclistas, protagonizados por pedestres e ambulantes. O outro problema, foi em relação a ciclovia de Botafogo que tem erros graves no seu traçado. Postes, orelhões e até mesmo um relógio de rua impedem a circulação.
Vale a lembrança que não ficou clara na reportagem. O respeito aos pedestres é fundamental e reduzir a velocidade ao ultrapassá-los é uma questão de civilidade. Corredores em especial merecem mais respeito, já que também têm direito ao uso da ciclovia. Aos que se incomodarem com os pedestres, vale informá-los cordialmente que circulando na pista destinada as bicicletas estão não só desrespeitando a conduta estabelecida, como também expondo a si e aos outros a riscos desnecessários.
Um bom planejamento cicloviário deve ser construído para minimizar situações de conflito. No caso de Botafogo, ocorre infelizmente o contrário. Com o estacionamento irregular, os ciclistas são forçados ou a oprimerem os pedestres na calçada, ou a se sentirem oprimidos pelos motoristas. Tudo isso em uma rua que conta, teoricamente, com espaço exclusivo para as bicicletas.
Esse vídeo podia ter sido filmado aqui em Portugal… Só os carros não têm nada no caminho. Ciclistas e peões estão permanentemente em provas de ultrapassagem de obstáculos. Raios partam os arquitectos e engenheiros de secretária! 🙁
Concordo com a Ana: o mesmo poderia ser dito de algumas partes das ciclovias em Curitiba e São José dos Pinhais. Porque tantos obstáculos? Se é para fazer uma péssima ciclovia, não façam. Ou perguntem a quem entende: os ciclistas.
Pior é quando descobrimos o quanto custaram essas ciclovias. As obras não são baratas, usam o nosso dinheiro e a população não é beneficiada. Uma lástima!