Porquinhos pela floresta

Vivemos na sociedade do culto ao corpo. É uma forma das pessoas encontrarem-se a si mesmas e reagir à sociedade de consumo que transforma gente em consumidores.

Mesmo que o próprio corpo tenha se tornado objeto de consumo – basta ver as capas de revistas e propagandas que usam corpos sensuais para vender de tudo – os exercícios físicos e a valorização do corpo são uma forma de autoconhecimento, de se encontrar no mundo. Devemos sim cuidar do corpo, da saúde. Malhar, correr, pedalar. Por isto, atletas são modelos para a sociedade. Ou deveriam ser…

Porque não basta apenas pensar em si mesmo.

Mais: 10 mandamentos para uma cidade melhor

Após a última Meia Maratona Internacional do Rio, em apenas 2 quarteirões foram encontrados 76 pacotes vazios de aditivo energético pelo chão.

lixo pelo chão

lixo deixado por atletas

A pergunta que fazemos é: se os atletas carregavam os pacotes cheios no bolso, por que jogá-los vazios na rua??

Talvez seja para diminuir o peso morto. Sabe como é, depois que bate o cansaço, um grama faz muita diferença. Carregar o flaconete até o lixo mais próximo seria um esforço sobrehumano, capaz de causar tontura e até desmaio, VO2max!
lixo

Mas depois de pesquisar muito, na internet, nas academias e nos manuais, nós encontramos a verdadeira resposta: o lixo jogado no chão marca uma trilha, como aqueles miolos de pão que os porquinhos deixavam pela floresta para encontrar o caminho de volta.

 

3 thoughts on “Porquinhos pela floresta

  1. Realmente, as pessoas não tem essa preocupação e a organização tb não tem. Participei da meia maratona, a que acontece junto com a maratona, e não há lixos de fácil acesso após a água e nem lixo antes da água. Por que lixo antes da água? Porque o gel tomado antes de se pegar a água.
    Eu costumo segurar os copos e jogar no lixo. Assim como faço com o gel. Mas, é preciso conscientizar.
    Abs.

  2. Belo texto. Não sei se é questão de conscientização. Alguém que corra essas provas não sabe que lixo não desaparece no ar? Que alguém vai ter que passar para pegar copos e embalagens vazias? Que detritos, especialmente plástico, deve ser – além de evitado – descartado de maneira a reduzir o prejuízo ao meio ambiente? É questão de se coçar mesmo.

  3. Sou corredor e participo de provas em ruas, trilhas, praias, etc…e teu relato pode ser aplicado em todos este caminhos. Posso dizer por experiência própria, dá para usar os géis e guardar a embalagem até um ponto onde são recolhidos (coletor), não tem coletor guarda no bolso e pronto …. falta educação ! ? No caso relatado ainda é na cidade que supomos tem limpeza urbana e quando são descartados em trilhas, praias, etc ….. F___-se o ambiente???
    Na verdade os porcos não são sujos, quem deixa o ambiente deles sujo é o Homem, que o cria em chiqueiros.
    O sujo na história é essa parcela de homens que não tem cérebro !!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *