Árvores a mais e de bicicleta

10 Pedal Verde

Pau-ferro no Parque da Luz, foto de Luciano Ogura.

Último domingo do mês é dia de Pedal Verde em São Paulo. Pedalar primeiro até o viveiro Manequinho Lopes e depois seguir rumo a um destino pré-definido que ganhará algumas árvores.

Bicicletas que fazem a função de pássaros e semeiam a terra que vive cercada pelo asfalto.

Onde:
– Viveiro Manequinho Lopes, Portão 7 na Avenida IV Centenário

Quando:
– Dia 31 de janeiro. Encontro às 8:30 com saídas às 9hs

Destino:
– Avenida Cardoso de Almeida, quase esquina com Dr. Arnaldo.

Saiba mais sobre o Pedal Verde.

Asfalto, flores e chuva

O asfalto molhado da Avenida Paulista foi coberto de pétalas de rosa. Uma homenagem a uma bicicleta que parou na avenida paulista, exatamente um ano atrás.

Mas foi apenas uma bicicleta que parou. A ciclista Márcia Prado, que estava na bicicleta continuou sua luta. Agora levada a campo por amigos, novos e antigos, que seguem pedalando na cidade de São Paulo e agindo para que pedalar seja uma atividade mais fácil e segura para cada vez mais paulistanos.

A Rota Cicloviária Márcia Prado faz parte desse esforço dos amigos para honrar a ciclista.

Cumpra-se

Dois vídeos, distantes no tempo e no espaço ajudam a comprovar a importância de atitudes dos ciclistas para garantir seus direitos. Em Nova Iorque recentemente uma lei foi aprovada que obriga estacionamentos para automóveis a aceitarem bicicletas. Munido de uma câmera, um ciclista foi fazer o teste.

O resultado reflete uma realidade mundial, sem fiscalização efetiva, qualquer lei é condenada a tornar-se letra morta.

Detalhe impressionante é que o funcionário do estacionamento pratica a embromação com grande classe. Confessa inclusive que informou aos fiscais da prefeitura que aceitava bicicletas. Aceita no discurso, mas quando confrontado pelo ciclista, informa que só poderá receber a bicicleta quando seus superiores definirem o preço a ser cobrado.

Depois do vídeo em inglês, uma versão carioca de um ativismo similar. Espera-se que em breve a moda pegue nos Estados Unidos e mais cidades tenham leis em favor do estacionamento de bicicleta. Além disso, que os ciclistas também estejam presentes para fortalecer o “cumpra-se”.

Leia no Streetsblog, em inglês, sobre o caso.A Media Player is required.Saiba mais sobre o estacionamento subterrâneo para bicicletas na Cinelândia.

Novecentos rumo ao Mar

Estrada da Manutenção
Foto: Luddista

Aos poucos, em ritmo constante, que se estendeu por toda a manhã até o início da tarde, 900 ciclistas foram do planalto até a baixada em meio ao verde do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Itutinga Pilões. Não foi uma massa unida, mas um fluxo disperso de novos e velhos amigos. O esforço foi considerável e cada um terá sua própria história para contar sobre um mesmo dia em que todos se uniram pelo desejo de pedalar serra abaixo.

Mesmo com a altimetria favorável, houveram muitas subidas, altos e baixos entre a estação Grajaú da CPTM, início da futura rota Cicloturística Márcia Prado, e a cidade de Santos. O caminho traduz um grande desejo dos ciclistas, acessar ao litoral paulistano de maneira segura e sem a ajuda de motores, algo que oficialmente ainda não é permitido e que através da presença massiva dos 900 ciclistas nesse evento teste confirmou que a demanda existe e que muitos podem ser os benefícios.

Saiba mais sobre a rota cicloturística Márcia Prado no Ciclobr.

Chuva e o Prazer de Viver

Bicicleta na Chuva

Arte: Igual a você / Soneto: Pensando Torto
Visto primeiro no: Ciclovenção Urbana

Soneto em Duas Rodas

Santo Pedro manda pra todos um recado
que só consegue ouvir quem está molhado.
É pra se ter de ouvido:
“Você tá vivo, menino!”

Chame a chuva pra chinfra; vem a chuva,
e o cheiro de chuva em chamas chamusca.
Chove em Quixotes
uma chuva-chicote.

Montados em suas magrelas
(que tratam como donzelas)
encontram-se seres humanos.

Cicloquixotes que chovem sozinhos
enfrentando gigantes-moinhos
voando ligeiro, anjos urbanos.