por mais pessoas em mais bicicletas mais vezes | Mobilidade Urbana e por Bicicletas | Qualidade de Vida | Educação Cicloviária | Transporte Sustentável
Pau-ferro no Parque da Luz, foto de Luciano Ogura.
Último domingo do mês é dia de Pedal Verde em São Paulo. Pedalar primeiro até o viveiro Manequinho Lopes e depois seguir rumo a um destino pré-definido que ganhará algumas árvores.
Bicicletas que fazem a função de pássaros e semeiam a terra que vive cercada pelo asfalto.
Onde:
– Viveiro Manequinho Lopes, Portão 7 na Avenida IV Centenário
Quando:
– Dia 31 de janeiro. Encontro às 8:30 com saídas às 9hs
Destino:
– Avenida Cardoso de Almeida, quase esquina com Dr. Arnaldo.
Mas foi apenas uma bicicleta que parou. A ciclista Márcia Prado, que estava na bicicleta continuou sua luta. Agora levada a campo por amigos, novos e antigos, que seguem pedalando na cidade de São Paulo e agindo para que pedalar seja uma atividade mais fácil e segura para cada vez mais paulistanos.
A Rota Cicloviária Márcia Prado faz parte desse esforço dos amigos para honrar a ciclista.
Dois vídeos, distantes no tempo e no espaço ajudam a comprovar a importância de atitudes dos ciclistas para garantir seus direitos. Em Nova Iorque recentemente uma lei foi aprovada que obriga estacionamentos para automóveis a aceitarem bicicletas. Munido de uma câmera, um ciclista foi fazer o teste.
O resultado reflete uma realidade mundial, sem fiscalização efetiva, qualquer lei é condenada a tornar-se letra morta.
Detalhe impressionante é que o funcionário do estacionamento pratica a embromação com grande classe. Confessa inclusive que informou aos fiscais da prefeitura que aceitava bicicletas. Aceita no discurso, mas quando confrontado pelo ciclista, informa que só poderá receber a bicicleta quando seus superiores definirem o preço a ser cobrado.
Depois do vídeo em inglês, uma versão carioca de um ativismo similar. Espera-se que em breve a moda pegue nos Estados Unidos e mais cidades tenham leis em favor do estacionamento de bicicleta. Além disso, que os ciclistas também estejam presentes para fortalecer o “cumpra-se”.
Aos poucos, em ritmo constante, que se estendeu por toda a manhã até o início da tarde, 900 ciclistas foram do planalto até a baixada em meio ao verde do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Itutinga Pilões. Não foi uma massa unida, mas um fluxo disperso de novos e velhos amigos. O esforço foi considerável e cada um terá sua própria história para contar sobre um mesmo dia em que todos se uniram pelo desejo de pedalar serra abaixo.
Mesmo com a altimetria favorável, houveram muitas subidas, altos e baixos entre a estação Grajaú da CPTM, início da futura rota Cicloturística Márcia Prado, e a cidade de Santos. O caminho traduz um grande desejo dos ciclistas, acessar ao litoral paulistano de maneira segura e sem a ajuda de motores, algo que oficialmente ainda não é permitido e que através da presença massiva dos 900 ciclistas nesse evento teste confirmou que a demanda existe e que muitos podem ser os benefícios.
Usamos cookies para permitir o bom funcionamento do site e para oferecer a melhor experiência possível. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso desses cookies. Você pode alterar suas configurações de cookies a qualquer momento. Para mais informações, leia nossa Política de Privacidade.