Pedalando pelo clima

DSC05958

Foto Edu

Muitas pessoas estão adotando as pedaladas como meio de transporte, pensando na preservação ambiental. Sentem-se bem pelo exercício físico e pelo exercício de cidadania. Agora o British Council através do Projeto De Olho no Clima colocou na rede uma concurso que vai dar um empurrãozinho nessa prática cidadã.

Para participar é preciso mandar uma mensagem por e-mail com uma foto e um texto de até 300 palavras explicando porque andar de bicicleta faz bem para o planeta.

Mais informações na página do concurso.

Ciclocinema Carioca de Novembro

Ciclocinema

Amanhã é dia de ciclocinema carioca na Recicloteca.
Como acontece toda última quarta-feira do mês, antecedendo a Bicicletada na sexta, haverá uma exibição de filmes onde a bicicleta é o tema central.

Vá de bike, o estacionamento é exclusivo e gratuito para bicicletas. Com direito a lanchinho e pedalada no final.

Desta vez vamos apresentar os dois episódios sobre Bicicletas do Programa Cidades e Soluções da Globo News, que destaca iniciativas que já dão resultado na busca por soluções para um mundo sustentável, e que podem ser aplicadas no Brasil.
O especial sobre o uso de bicicletas como meio de transporte foi um dos episódios escolhidos pela audiência para ser reprisado e ganhou espaço no DVD especial do Cidades e Soluções. Os programas podem ser vistos também no site Mundo Sustentável do jornalista André Trigueiro

A sessão começa às 19 horas em ponto e há poucos lugares!

Endereço: Rua Paissandu, 362 Laranjeiras, Rio de Janeiro.
Saiba como chegar na Recicloteca.

Cultura Ciclística na África

Viemos todos da mãe África, terra de nascimento da espécie humana. Esse grande mamífero que se adaptou tão bem as diversas condições no planeta.

Um blog de Moçambique fala sobre a cultura de bicicletas. A língua oficial do país é o português, muitas bicicletas são da Índia, os textos do blog em inglês e a liberdade para quem pedala é a mesma.

Vale a pena conhecer como pedalam e porque pedalam nossos colegas africanos. The Mozambique Bike Culture Blog.

Por fim um vídeo sobre ciclistas da Tanzânia que pedalam diariamente até 80 km carregando carvão vegetal para vender.

A bicicleta inserida na lógica perversa de luta pela sobrevivência e destruição do meio ambiente.

Consciência Negra

Hoje no Brasil é o dia da Consciência Negra. Em celebração a Zumbi dos Palmares, que conquistou a liberdade e fundou o famoso Quilombo. Para os africanos hoje a bicicleta é também símbolo de liberdade, veículo de carga capaz de cumprir longas distâncias. Como nessa foto em Uganda.

E por conta das incongruências administrativas, no mesmo prédio em Brasília está o Ministério das Cidades e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Coincidência ou não, são justamente as cidades e suas periferias o palco maior das dificuldades da população no que se refere a mobilidade. Falar em Igualdade Racial passa também pela construção de cidades melhores onde a população mais humilde, negra ou não, tenha acesso a infra-estrutura urbana.

A bicicleta é também um símbolo de igualdade social. É a possibilidade de inclusão de todos nas cidades, sem distinção de raça, credo ou condição econômica.

Ecologia Urbana

Meio ambiente e ecologia são um assunto cada vez mais recorrente. Isto é muito importante, pois ainda dá tempo de salvar o planeta, as áreas verdes e os animais. Porém, ecologia não é só bicho no mato, onça na floresta.

No entanto, cerca de 80% da população brasileira hoje vive em cidades. Então, precisamos falar também de ecologia urbana.
Os problemas ambientais urbanos são muitos: desperdício de energia, lixo, poluição do ar e das águas, destruição das áreas verdes para dar espaço aos automóveis, e sistemas de transporte ineficiente.

Assim como precisamos preservar matas, nascentes e animais selvagens, precisamos de cidades sustentáveis. Andar a pé ou de bicicleta é uma atitude ecológica tão importante quanto conservar a Amazônia ou repovoar o mar de tartarugas marinhas.
Com esta atitude simples de deixar o carro na garagem e ir para o trabalho ou para a academia de bicicleta, você polui menos o ar, não gera pressão por mais estacionamentos e vias – que destroem a área verde das cidades, não gera demanda por petróleo, fonte de energia não renovável.

Novos hábitos, novas tecnologias, novas idéias. É o que mostra este vídeo da WWF:

Veja os outros dois filmes da trilogia Pense de Novo.