Sim, eles Podem

O domínio do transporte individual motorizado se alastrou dos Estados Unidos para o mundo. Mas os contornos mais dramáticos do desenvolvimento centrado no automóvel está em terras estadunidenses.

Movida a gasolina, a classe média norte-americana não está sendo mais capaz de arcar com a escalada no preço do petróleo. A isso soma-se a desvalorização das casas, o endividamento e tem-se um cenário de desespero.

O canal de televisão PBS apresentou um documentário chamado “Dirigido ao Desespero” que mostra como no sul da California a dependência do automóvel afetou negativamente a vida de pessoas que sonharam com uma vida tranquila longe dos grandes centros urbanos. Ainda que as oportunidades de trabalho e lazer sejam maiores dentro das cidades.

No entanto, há esperança até mesmo na verdadeira “sociedade do automóvel”. O novo presidente Barack Obama já mostrou-se a favor de investimentos em transporte público durante sua campanha e certamente a mudança de paradigma necessária nos Estados Unidos passa por incentivos e investimentos em transporte eficiente para as pessoas.

Mais:
Driven to Despair – PBS.org
Reconecting America.org
Barack Obama sobre Transporte.
Sociedade do Automóvel
Custos Reais dos Motorizados – blog.ta.org.br

Publicidade com e para Bicicletas

Bicicletas são mais que um veículo um símbolo. As duas rodas que precisam apenas da força exercida nos pedais para nos levar longe representam a liberdade de ir e vir e muito mais.

Nada mais natural portanto que haja uma apropriação da bicicleta para vender produtos que promovem a liberdade. No caso a liberdade de acessar a internet de qualquer lugar.

Mas um comercial também pode ter bicicletas como o produto a ser vendido e nesse caso o que vale é o estilo de vida que ser ciclista representa. Ao mesmo tempo é pedalar relaxado por ruas tranquilas como enfrentar o trânsito motorizado com naturalidade.

Até música funk pode ser usada para vender bicicletas urbanas:

As bicicletas tem o potencial de revolucionar não só os ciclistas e as cidades e é isso que se vê nos 30 segundos abaixo em Copenhague:

“Bici Ação” entre nessa!
———
Todos os videos via: Copenhagenize.com

Amai e Sede Capaz

“Ora (direis) andar de bicicleta! Certo
Perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto,
Que, para pedalar, muita vez desperto
E saio pelas ruas, pálido de espanto …

E andamos toda a noite, enquanto
A via láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso com seu manto,
Inda com ela pedalo pelo chão deserto.

Direis agora: “Tresloucado amigo!
Por que andas com ela? Que sentido
Têm bicicletas nas cidades, este perigo?”

E eu vos direi: “Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender bicicletas.”

releitura do famoso soneto de Olavo Bilac

Ciclocinema no Rio de Janeiro

Ciclocinema

O ciclocinema carioca volta à cena nesta semana.
Toda última quarta-feira do mês, antecedendo a Bicicletada na sexta, filmes onde a bicicleta é o tema central.

Vá de bike, o estacionamento é exclusivo e gratuito para bicicletas. Com direito a lanchinho e pedalada no final.

Desta vez teremos a exibição de Sociedade do Automóvel de Branca Nunes e Thiago Benicchio, e Cycling Friendly Cities do I-Ce (Interface for Cycling Expertise) e “Fundación por el Pais que queremos”.

Dois filmes que abordam a relação do trânsito com as cidades sob óticas diferentes. Duas obras importantes pra nos mostrar que a mobilidade é fator decisivo pra melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Como sempre o Ciclocinema será na Recicloteca (como chegar) começando às 19 horas em ponto.

Endereço: Rua Paissandu, 362 Laranjeiras, Rio de Janeiro.

Metrópoles e Áreas de Influência

Antes das eleições para o segundo turno, os cicloativistas André Pasqualini e Felipe Aragonez conseguiram duas entrevistas exclusivas com os candidatos à prefeitura de São Paulo. O objetivo foi direto, conhecer a opinião de cada um sobre a bicicleta e a importância do Transporte Público.

Muito mais do que as perguntas, ambos os vídeos servirão como um registro histórico do compromisso de ambos os políticos com a bicicleta. A capital paulista concentra o maior número de eleitores no país e quem vencer aqui, irá afetar a política de todo o país.

Enquanto isso, em Nova Iorque, o espaço público é visto com a devida importância pelo departamento de trânsito. Uma cidade de influência sobre o planeta inteiro certamente pode ser usada como exemplo para qualquer outra metrópole de influência local ou nacional. A esperança é que possamos realizar a máxima de cantada por Frank Sinatra de que se você obtém sucesso em Nova Iorque, você é capaz de ser bem sucedido em qualquer lugar. Que assim seja com as políticas de valorização do espaço público e dos pedestres.

Nova Iorque é a cidade com a menor taxa de veículos automotores por habitante dos Estados Unidos. Por lá, não vale a pena ter seu próprio carro. O metrô está espalhado pela cidade e além disso os engarrafamentos estão lá para não deixar os carros se moverem. Mas a cidade nunca dorme e não pode parar. Assim, as entregas expressas de documentos e pacotes é feita pelos “bici-mensageiros” com suas bicicletas fixas. Até mesmo executivos engravatados pedalam pela cidade.

Como inspiração, Gene Kelly, Frank Sinatra, e Jules Munchin cantam uma “outra” Nova Iorque.

Saiba Mais:
Entrevistas sobre bicicletas com os candidatos à prefeitura de São Paulo.
Uma Conversa com a comissária Janette Sadik-Khan do Departamento de Trânsito nova-iorquino
O que Esperar dos Prefeitos?