Home Office, experiênciasTA

Dentre todas as mudanças provocadas pela quarenta devido a pandemia do coronavírus, uma que tem se destacado é a nova onda de trabalho em casa (Home Office). A TA trabalha há 17 anos exclusivamente em Home Office, todo mundo sem exceções. Jamais tivemos uma sede física e isso nunca foi um problema. Pelo contrário, sempre nos levou a ir além do que esperávamos. Abaixo alguns depoimentos sobre o trabalho em Home Office de alguns importantes colaboradores e parceiros da TA.

JG
João Lacerda,
“Trabalhar de casa pra mim começou como uma atividade voluntária que eu fazia depois de chegar do trabalho. Era sempre no começo da noite que eu sentava no meu próprio computador e redigia planos e desenvolvia projetos em parceria com os amigos espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Foi do meu canto de trabalho doméstico que criei o blog da Transporte Ativo, foi de casa que escrevi meu primeiro livro e coordenei todo o esforço de diagramação e até o lançamento. Hoje, quando a parcela da humanidade que trabalhava sentada em escritórios é forçada a embarcar na aventura do home office, apenas lembro do meu computador que ficava dentro do meu quarto qndo ainda morava com meu pai. Já são mais de 15 anos em que casa e trabalho sempre estiveram juntos”.

gb
Gabriela Binatti,
“Trabalhar de casa, além de facilitar a organização do nosso dia e colaborar com a mobilidade (menos deslocamentos), nunca foi impeditivo para a interação e produtividade do grupo. Requer disciplina e organização, mas é compensador. Grande parte da minha trajetória de trabalho junto a TA aconteceu a milhares de quilômetros de distância da maioria do grupo, o que não nos impediu de cruzar fronteiras e internacionalizar o impacto do nosso trabalho. Mesmo sendo nas ruas onde encontramos e observamos as bicicletas, nossa paixão, sempre interagindo com elas e observando seu uso cotidiano, é trabalhando de casa que criamos e geramos projetos de impacto coletivo.”

EB
Eduardo Bernhardt,
“Logo que comecei a colaborar com as ações da Transporte Ativo o termo home office era um ilustre desconhecido. É  fascinante que as pessoas praticamente  só se reúnam para as ações. Tudo mais é feito à distância desde combinar detalhes, datas, horários e dividir responsabilidades até a avaliação posterior. Com uma reunião presencial anual, quase todas as demais são confraternizações, o que deixa o relacionamento mais leve e o trabalho mais eficiente. Trabalho à distância também permite outras atividades profissionais dos envolvidos, mas é na gestão que se destaca, pois é caro e complexo manter uma sede  que é dispensável para os objetivos da ONG. Trabalhar assim é inspirador, libertador, eficiente e agradável.”

FNHO
Fabio Nazareth,
Trabalhar de casa me permite ter controle total do tempo. Desse modo, faço minhas tarefas com tranquilidade, sem pressa, sem me impedir de ter uma relação próxima com a equipe, estamos sempre em contato usando todas as formas de comunicação disponíveis, cada um na sua cidade, no seu espaço. Trabalhando em casa consigo ser mais produtivo e trabalhar no meu tempo, a vontade, algumas vezes até sem roupa.

8718
Zé Lobo,
Coordenar uma equipe em Home Office pode ser tão fácil ou difícil quanto coordenar uma equipe num escritório comum. Algumas pessoas rendem mais trabalhando em casa, fazendo seus horários e cumprindo metas muitas vezes antes dos prazos, outros precisam ser cobrados, pois se perdem na liberdade. Mas tudo é uma questão apenas de direcionamento e cumprimento de metas. Existem muitas vantagens no trabalho em casa, como nunca precisar ir para casa pois o filho pequeno está com dor de dente ou porque um cano d’água estourou. Já estando lá, a solução virá mais rápido e a volta ao trabalho também. E há desvantagens, como nunca sair do ambiente de trabalho, portanto acima de tudo é preciso saber equilibrar as atividades para a vida seguir andando bem, igualzinho a uma bicicleta!”

Em qualquer lugar, seja na cidade ou no campo, no Brasil ou no Exterior, seja você bagunceiro ou arrumadinho, sempre há espaço para a eficiência de um bom Home Office!

Caso algum de vocês precise de alguma dica para se iniciar neste tipo de escritório, por favor fiquem à vontade para entrar em contato, teremos prazer em compartilhar nossa experiência.


Conheça a publicação da organização colombiana Despacio, de Bogotá, sobre o assunto.
Qué hemos aprendido del teletrabajo, confira clicando aqui.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *