Mapa Cicloviário Carioca

Dados disconexos são problema, assim era a infraestrutura cicloviária do Rio de Janeiro. Não havia um mapa único que pudesse ajudar os ciclistas cariocas. Esse problema foi resolvido. Agora quem quer pedalar no Rio de Janeiro já pode ter acesso pela internet ou através de qualquer dispositivo móvel ao mapa completo da rede de ciclovias e mais. Basta acessar . Os usuários de aparelhos com sistema Android aqui podem baixar gratuitamente o aplicativo Rio em Bicicleta.

Aplicativo Rio em Bicicleta

O Mapa Cicloviário Unificado do Rio de Janeiro indica os principais pontos de interesse de quem pedala: ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas, vias compartilhadas, via proibidas, estações de aluguel de bicicleta, bicicletários, lojas e oficinas, bombas de ar e até chuveiros.

Para facilitar o entendimento, foi escrito também um Manual do Usuário (pdf). Nele estão descritas as convenções e procedimentos utilizados para a navegação. Já para facilitar a replicação desse mapa, ou similares, Brasil afora, foi disponibilizado também um guia para a inserção de dados, através desse documento, eventuais colaboradores poderão atualizar o mapa sozinhos. Todas as alterações serão posteriormente verificadas e autorizadas pelos moderadores do mapa. A idéia é que com o passar do tempo, outras cidades sejam incluídas e tenhamos uma mapa cicloviário brasileiro.

Agradecimentos aos envolvidos: Arlindo Pereira, Giuseppe Zani, João Lacerda, Marcos Cavalcanti, Marcos Serrão, Rodrigo Abreu e Zé Lobo. Quem quiser colaborar, saiba mais. A idéia é que esse mapa esteja em constante construção e seja sempre completo.

Mais do que um simples mapa para ciclistas, essa iniciativa segue o exemplo de idéias similares já utilizadas para formatar e disponibilizar informações sobre transporte público, o que em inglês seria chamado de “Open Transit“. Dito de outra forma, é a publicação de dados em um formato que possa ser utilizado livremente por programadores e usuários. Medida que ainda engantinha no Brasil, conforme demonstra a iniciativa do cruzalinhas, de São Paulo.

5 thoughts on “Mapa Cicloviário Carioca

  1. Legal, vai ajudar muita gente, mais infelizmente ainda falta muito para que o Rio se torne a cidade das bikes. Só vejo ciclovias sendo feitas nos pontos turísticos, o resto ficam se arriscando nas ruas da cidade. Onde estão as cilcovias de Jacarepagúa ligando a outros bairros?? como Grajaú por exemplo, seria interessante ir para o Centro pedalando, mais infelizmente, ainda não temos ciclovias para estas regiões.

    1. Oi Balmis.

      Hoje apenas 28% de nossas ciclovias ficam na Zona Sul. Elas são apenas as mais conhecidas, confere aí no mapa.

      Na ZN elas começam a aparecer também. Repare no mapa dando um zoom.
      Quanto a oficinas, bicicletários e etc, novos colaboradores das Zonas Norte e Oeste já começam a aparecer e a cada dia o mapa estará mais completo.

      Abs

  2. Parabéns pela iniciativa! Esse mapa vai com certeza ajudar nos deslocamentos do dia a dia, principalmente em regiões que não conhecemos, ou seja, nos estimula a pedalar mais! Espero ver o mapa se aperfeiçoar e crescer, e que todos contribuam com dicas e rotas.

  3. Muito bacana o trabalho de vocês! Estamos engatinhando em Vitória. Lancei uma discussão sobre rotas alternativas, além das ciclovia que temos aqui e descobri agora o conceito de mapa cicloviária de vocês com aplicativo! Muito interessante!

  4. Prezados

    Esse chuveiro existente no centro na Santa Luzia, ainda funciona? É possível guardar a bicicleta neste local?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *