Lições de Ano Novo nas ruas

20130104-140018.jpg

O Ano Novo em Copacabana é festa de milhões, na virada para 2013 estima-se que foram no total quase 2,5 milhões de pessoas na Orla para conferir a queima de fogos e celebrar a chegada do novo ano.

Garantir aos pedestres a exclusividade na circulação em todas as ruas do bairro provou-se uma medida acertada. O horário inclusive teve de ser aumentado. Inicialmente Copacabana estaria só para pedestres das 22h do dia 31 às 4h do dia 01, mas o horário foi entendido até as 5:15h para garantir a fluidez e segurança das pessoas.

Houve exceções, claro, com alguns motoristas particulares circulando no horário proibido. A Prefeitura informou que os infratores serão multados. Mas nem isso apagou a tranquilidade nas ruas, a massa de pedestres obrigou a todos a manterem velocidades seguras, afinal, as ruas voltaram a ser, ainda que por algumas horas, das pessoas.

20130104-140102.jpg

Algo para melhorar em relação ao próximo ano é a logística de abastecimento e limpeza da festa. Proibidos de circular desde as 18h dentro de Copacabana, os caminhões de gelo não foram levados em consideração, junto com seus parceiros inseparáveis, os triciclos de carga. No próximo ano esse produto tão necessário à festa precisa ser levado em consideração. Basta separar um espaço de estacionamento de caminhões de gelo dentro do bairro até as 18h e outro fora após as restrições de circulação.

Já em relação as sobras da festa, pouco ou nada mudou. A quantidade de resíduos aumentou e a dependência dos caminhões nas ruas e tratores nas areias permaneceu a mesma. Encerrada a festa, já na manhã do dia 01, entra em cena a marcha dos garis, responsável pela remoção de toneladas de resíduos, muitos deles recicláveis, direto para os aterros sanitários da cidade.

Uma festa tão grande, com tanta alegria não deveria acabar com tanta sujeira. É possível manter o bairro todo para a circulação humana e investir na limpeza ainda durante a festa, sem esperar os caminhões, mas com triciclos de carga também para o transporte de resíduos para fora do bairro para facilitar a reciclagem e manter o bairro limpo ao invés de remediar as consequências.

20130104-140208.jpg

20130104-140230.jpg

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *