Um encontro em prol da bicicleta no Brasil

Foto: Luciano Aranha - Ciclourbano

Foto: Luciano Aranha – Ciclourbano

O workshop “A promoção ao uso da bicicleta no Brasil” começou com doze horas de contagem de ciclistas. Foi trabalho, mas também socialização e aprendizado dentre as 15 organizações participantes.

Durante a contagem, foi possível que os participantes pudessem se conhecer e conhecer também um pouco de como a Transporte Ativo trabalha, com simplicidade e eficiência.

2

O primeiro dia de palestras começou com a participação do poder público municipal. Conversamos com o secretário Municipal de Transportes Carlos Osório e o subsecretário do Meio Ambiente Altamirando Moraes. Ambos falaram sobre a importância que a bicicleta ganhou nos últimos anos para a cidade e também sobre o papel fundamental que a sociedade civil tem como impulsionadora da mobilidade em bicicleta.

Ainda na manhã do primeiro dia aprendemos sobre a vibração que produz mudanças com o Luiz Felipe Carvalho da PUC-Rio, soubemos como funcionam as parcerias entre organizações do terceiro setor com Clarisse Linke do ITDP-Brasil e por fim Carolina Rivas nos falou sobre como o banco Itaú-Unibanco, patrocionador do evento, forma parcerias com atores relevantes do terceiro setor.

A tarde do primeiro dia foi reservada para a apresentação de quem faz a Transporte Ativo bem como de algumas das metodologias de trabalho.

O segundo dia premiou a todos com as apresentações dos quatro grupos selecionados para participar do workshop com todas as despesas pagas. Eles trouxeram um pouco da sua realidade local e o papel que buscam desempenhar em suas cidades para aumentar o número de ciclistas nas ruas.

Ao final do dia, alguns dos ciclistas fizeram um tour da infraestrutura cicloviária da Tijuca, na Zona Norte do Rio, numa pedalada de aproximadamente 30 quilômetros por ruas, ciclovias e ciclofaixas cariocas.

O evento agora segue, e cabe a cada um dos participantes disseminar aquilo que aprendeu para os ciclistas em suas cidades. Reforçar os caminhos corretos percorridos até aqui e a força que temos juntos para mudar a realidade atual.

A sociedade civil tem uma força fundamental e com foco, parcerias e organização, é capaz de impulsionar as mudanças que tantos querem, e precisam, na realidade das nossas cidades, sem esperar passivamente os esforços governamentais, mas pressionar para que a administração pública abrace cada vez mais a bicicleta.

5-1

Leia como foi a contagem na Figueiredo de Magalhães. Leia a cobertura no portal Mobilize, o relato da Ciclo Urbano e o relato do Kiko Zaninetti – Btt Geraes.

One thought on “Um encontro em prol da bicicleta no Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *