O Ciclista que Calculava

Quantidade de bicicletas para cada grupo de 1.000 pessoas (1990)
Nos Estados Unidos…385
Na Alemanha…………..588
Na Holanda…………..1.000

Percentual de viagens urbanas feitas em bicicleta (1995)
nos Estados Unidos…1%
na Alemanha………….12%
na Holanda…………….28%

Percentual dos adultos que sofrem de obesidade (2003)
nos Estados Unidos…30,6%
na Alemanha…………..12,9%
na Holanda……………..10,0%

Percentual da despesa total com saúde em relação ao PIB (2002)
nos Estados Unidos…14,6%
na Alemanha…………..10,9%
na Holanda……………….8,8%

Quantidade de pessoas que podem se deslocar no espaço equivalente a um metro de largura, em 1 hora:
Automóvel……..170
Bicicleta………1.500
Ônibus…………2.700
Pedestre……..3.600
Trem/metrô…4.000

Energia gasta por passageiro/milha (em calorias):
Automóvel….1.860
Ônibus…………..920
Trem……………..885
Pedestre……….100
Bicicleta………….35

8 thoughts on “O Ciclista que Calculava

  1. A bicicleta é sempre uma excelente alternativa.
    Apenas fiquei em dúvida quanto à quantidade de pessoas utilizadas para fazer a conta passageiro/milha no último item. Seria a quantidade apresentada na conta anterior (pessoas em um metro)?

  2. Marcos,
    são contas diferentes: uma calcula – vamos dizer assim – a taxa de ocupação das vias urbanas. A outra mede a eficiência dos meios de transporte. Quanto a isto, veja o post anterior sobre a “teoria do ovo”.
    []s
    Denir

  3. Os números são contundentes, mas não sei se são o tipo de argumento que convencem quem não vê a bicicleta como opção de meio de transporte.

  4. Dados do Brasil
    Quantidade de bicicletas para cada grupo de 1.000 pessoas: 444 (2009).
    Percentual de viagens urbanas feitas em bicicleta: 3% (2007)

  5. Em Natal (RN), 20% das pessoas se deslocam através de bicicleta. Fonte: Diário de Natal (fora do ar no momento em que escrevo). Quando conto isso para amigos, ninguém acredita. O motorista realmente não “vê” o ciclista.

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