Planejamento e Transporte Público

Workshop Planejamento Cicloviario

Nos dias 26 e 27 de novembro aconteceu no Instituto de Urbanismo Pereira Passos (IPP) no Rio de Janeiro o Workshop de Planejamento Cicloviário e Transporte Público. O principal palestrante foi Jeroen Buis do I-ce (Interface for Cycling Expertise).

A iniciativa foi uma parceria da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro através do IPP, do Institute for Transport and Development Policy (ITDP), da Interface for Cycling Expertise (I-ce), da Transporte Ativo (TA), e do Projeto de Transporte Urbano Sustentável (GTZ SUTP).

O evento já havia sido realizado anteriormente na cidade de Guarulhos no estado de São Paulo e visa capacitar técnicos das prefeituras locais a trabalhar para a promoção ao uso da bicicleta em seu dia-a-dia. A edição carioca foi um grande sucesso e pudemos conhecer os planos da Prefeitura para a região no entorno da Estação de Metrô Cantagalo em Copacabana além de Santa Cruz, na Zona Oeste da Cidade. Ambos os locais tem estações de transporte público de massa por trilhos, sejam do Metrô Rio, sejam os trens suburbanos da Supervia.

Cantagalo

Copacabana já conta com uma excelente ciclovia na orla da praia e contará em breve com um excelente bicicletário integrado a estação Cantagalo. O Metrô apresentou o projeto para a estação que tem tudo para ser um enorme sucesso.

Santa Cruz

Santa Cruz é o bairro do Rio de Janeiro com o maior percentual de viagens por bicicleta, são aproximadamente 8% do total, um número impressionante para uma localidade que nunca teve grandes incentivos e planejamento em prol do uso das magrelas. Infelizmente não consta nos planos da Supervia a construção de um bicicletário com integração tarifária. Aliás as bicicletas estão por todos os lados no bairro, e tem inclusive um excelente bicicletário particular que os participantes do workshop puderam conhecer.

Os exemplos para quem esteve presente no IPP vieram tanto das apresentações dos palestrantes, quanto através do contato in loco que possibilitou a sugestão de estratégias mais adequadas para solucionar problemas e promover o uso da bicicleta.

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    Workshop Internacional Sobre Planejamento e Implementação de Sistemas de Transporte Cicloviário integrados ao Sistema Público de Transporte

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    5 thoughts on “Planejamento e Transporte Público

    1. Zé tudo ok?
      “Bicicletário integrado a estação Cantagalo” não é algo ilógico? o ideal seria um grande bicicletario ao lado do novo elevador da estação na Teixeira de Mello em Ipanema para agrupar ciclistas do Leblon, Ipanema e Copacabana, até porque o metrô só vai até Ipanema e seria a intergração ideal para outros bairros.
      Abç
      Daniel Uram

    2. Salve Daniel!

      Novos bicicletários virão nas novas estações e em outras também, o Cantagalo é uma das três estações piloto, para implantação rápida!

      Abs

    3. Como posso entrar em contato com o pessoal do bicicletário particular mencinado? Por favor, me deem uma fôrça.
      Grato Dario

    4. Infelizmente no Brasil fizeram dos ônibus o transporte principal.Nos paises desenvolvidos o principal e ferroviario e ônibus auxiliar rodam ate tres quilometros e aqui 50.Só o METRÔ é util e indispensavel a sobrevivencia de uma metropole.Não polui,rápido com o incomparavel conforto do rolamento sobre trilhos e para só a cada 800 metros,de primeiro mundo e de ALTA CAPACIDADE.O termo de massa está em desuso,lembra concreto, argamassa: caminhão betoneira.

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