Livro: “Mobilidade e Cultura de Bicicleta no Rio de Janeiro”

IMG_0228

Gerar e compartilhar conhecimento e informações sempre foi uma das formas de atuação da Transporte Ativo ao longo de seus 13 anos de existência. Entendendo que ter a memória do planejamento cicloviário carioca documentada é um importante instrumento de informação optamos por atualizar, revisar e publicar (em formato de livro) trabalho de monografia realizado em 2012.

Resultado de ampla pesquisa sobre o tema, a publicação dá continuidade à tradição de publicações anuais com patrocínio do Itaú, em sequência à trilogia “De Bicicleta para o Trabalho” e “Bicicletas para Crianças: saúde, diversão e trânsito”.

Denominado “Mobilidade e Cultura de Bicicleta no Rio de Janeiro”, o livro, divido em duas partes, apresenta um breve resgate da presença e importância da bicicleta nas cidades, em especial na cidade do Rio de Janeiro, e das escolhas e motivos que estão por trás da sua utilização ao longo da história. Passando pela sua relação com questões de classe e status social, o período desenvolvimentista brasileiro baseado no automóvel, até os dias atuais quando esta é reconhecida no âmbito jurídico federal enquanto veículo a propulsão humana.

Em sua segunda parte, descreve as políticas e ações municipais que tratam do tema da mobilidade por bicicleta na cidade do Rio de Janeiro, a partir da década de 90 até os dias atuais. Utilizando-se da análise documental e conversas com atores envolvidos apresentada o sistema cicloviário carioca desde as primeiras aspirações e intervenções até as atuais opções de circulação e integração com outros modais.

A publicação não possui qualquer intenção de analisar qualitativa ou quantitativamente as políticas cicloviárias cariocas, mas sim de tornar público de forma simples e direta dados relativos a política de promoção do uso da bicicleta na cidade do Rio de Janeiro.

Ao todo foram impressos 500 exemplares para distribuição gratuita e a versão digital está disponível em nosso site pelo endereço: http://ta.org.br/educativos/docs/cmb_rio.pdf

Boa leitura a todos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *