Por Prof. Julio Loureiro
A edição de 2019 foi a de número 20, tendo sido realizada na cidade holandesa de Roterdã. Um dos grandes objetivos do fórum mundial Walk21 é de recolocar os pedestres como protagonistas dos deslocamentos urbanos.
Em suas sessões possibilita anualmente debater e mostrar as melhores práticas relacionadas ao uso compartilhado do espaço, priorização dos meios de deslocamento sustentáveis, principalmente em contraponto ao uso dos automóveis e meios mais poluentes, com a contribuição de especialistas dos setores público, privado e terceiro setor de todo o planeta.
Requalificação de vias, segurança viária, políticas públicas de incentivo à retomada do hábito da caminhada, benefícios para o corpo e mente, redução de obesidade, sedentarismo e outras patologias modernas trazidas pelo conforto no ir e vir são alguns dos temas abordados.
Por ser um meio de deslocamento democrático, além do incentivo ao seu uso mais regular, prescinde de adaptações que vão muito além do intervalo de abertura e fechamento de sinais de trânsito, passa pela acessibilidade de vias, redução do espaço entre calçadas em pontos de cruzamento de vias, conscientização de motoristas, ciclistas e pedestres para um deslocamento seguro, requalificação de calçadas, integração com os meios de transporte de massa e adequação nas legislações para que seu uso seja ampliado e encorajado.
Na edição deste ano muitos trabalhos foram apresentados e debatidos em profundidade, incluindo a contribuição da utilização de vias para a realização de entregas da última milha, com a apresentação de um estudo de caso sobre o tema.
A apresentação feita com a inclusão do tema da logística teve por objetivo apresentar as alternativas para a realização de entregas, considerando o uso de meios sustentáveis, com baixo apelo tecnológico e de automação, pois se acredita que até que as tecnologias promissoras sejam acessíveis às empresas de todos os portes e segmentos, existirá espaço para o uso de meios tradicionais que revisitados e resignificados, como as entregas a pé ou com o uso de bicicletas como opção principal ou complementação dentro do esforço logístico serão possíveis.
O estudo de caso ilustrou a operação de uma empresa do segmento de materiais de escritório, que utiliza um caminhão depósito, que permanece parado durante a operação de onde são efetuadas as entregas para um número proporcionalmente maior de destinos, quando comparada com as entregas tradicionalmente efetuadas, pois a equipe de sete entregadores assume o serviço diretamente no caminhão, dispensando a ida até o depósito central e retorno junto ao veículo até o ponto de distribuição, utilizando os carrinhos de entregas para os deslocamentos, que estão embarcados no próprio veículo, retornando para novas entregas, com uma cobertura que pode ainda ser ampliada, caso venham a ser incorporados entregadores com bicicletas com capacidade de carga e maior alcance.
Trata-se de solução replicável em grandes cidades que convivem com os desafios de restrições de circulação de veículos de maior porte, agravamento dos congestionamentos e poluição do ar e sonora.
Ao longo do encontro foram feitos contatos que possibilitarão uma maior proximidade com instituições internacionais que também atuam na possibilidade de utilizar as vias públicas como meio de desdobramento das políticas de andabilidade e que por sua vez poderão beneficiar as entregas a pé, com suporte de carrinhos (com ou sem assistência motorizada), bem como com o suporte de bicicletas para as mais distantes.
O Prof. Julio Loureiro, viajou para a Walk21 2019 para apresentar seu trabalho com apoio do SENAC, Unigranrio e TA, é vencedor do Walking Visionary Award · Walk21 2015 em Viena,