A Transporte Ativo, em parceria com o ITDP Brasil, Labmob e a CET-Rio iniciaram neste mês a realização de uma série de contagens de ciclistas nos acessos ao centro da Cidade do Rio de Janeiro. A região central foi escolhida para realização da atividade por conta do projeto em andamento, da criação de uma zona de baixa emissão de poluentes, o Distrito de Baixa Emissão, coordenado pelo Escritório de Planejamento – SMFP, que inclui a expansão da malha cicloviária local.
As contagens serão realizadas entre os meses de maio e setembro e buscam conhecer como são os deslocamentos de ciclistas na região, para um planejamento baseado em fatos, que leve em consideração o que acontece nas ruas. Já estamos em campo e até o final do ano apresentaremos um relatório completo do que encontramos por lá.
A pandemia de Covid-19 reforçou o uso de bicicletas como uma forma eficiente de circular, devido ao seu baixo risco de contaminação e alta eficiência energética de baixo custo. A ampliação da infraestrutura segura para o uso de bicicletas no centro reforça o comprometimento da cidade com a redução de emissão de poluentes rumo a um futuro mais sustentável e de baixo carbono.
Nestas rodadas das contagens, estamos contando com algumas novidades, como medidas das caixas de rua e calçadas de um lado ao outro da via, de parede a parede e também aferindo as velocidades médias de carros, ônibus e bicicletas com um radar móvel.