Brasília, com suas superquadras, escolas classes, calçadas largas e comércios locais, é uma cidade planejada para pedestres.
Apesar disto, a idéia inicial de Lúcio Costa foi e vem sendo corrompida por políticas públicas equivocadas, centradas no automóvel. Hoje, o que era uma utopia no papel, virou um caos. Contudo, a cada dia mais e mais pessoas descobrem que o caminho tem volta, e que há outras opções.
O Conjunto Nacional é o shopping mais antigo da cidade, até tornou-se referência. Está localizado ao lado da Rodoviária, bem no centro de Brasília, onde o Eixo Monumental cruza com o Eixo Rodoviário. Não é à toa que usa como slogan “o shopping do coração de Brasília”.
Há muitos anos o Conjunto Nacional tinha um bicicletário. Era só uma barra na parede. Depois houve uma reforma na garagem e o bicicletário sumiu. Reapareceu como um cantinho e uns ganchos para pendurar, onde mal cabiam duas bicicletas. Alguns meses atrás até este cantinho sumiu. E o coração de Brasília se fechou para bicicletas.
Agora, o Conjunto Nacional dá um presente para os ciclistas de Brasília. Construíram um bicicletário ótimo, gratuito, com bons suportes para prender a bicicleta. Fica na área do estacionamento para motos, próximo da saída.
O patinho feio virou um cisne! Atualmente é o melhor bicicletário do DF, falta apenas sinalização adequada.
Agora são três shoppings em Brasília que possuem bicicletários: além do Conjunto, o Pier (os suportes são inadequados) e o Brasília (para usar o bicicletário paga-se a mesma taxa de estacionamento para carros). De outro lado, shoppings bem mais novos que o CNB não oferecem bicicletários e alguns chegam a expulsar os ciclistas da sua área.
Antiguidade, neste caso, é sinônimo de sabedoria. Oferecer estacionamentos adequados para bicicletas é uma das formas mais eficientes para incentivar o uso deste transporte que colabora com o planeta, desafoga as cidades, tonifica os músculos e fortalece o coração. Agora o coração de Brasília bate mais forte com bicicletas.
Muito animadora a iniciativa do Conjunto Nacional. Gostaria de sugerir que o blog citasse, também, as iniciativas de empresas e órgãos públicos. Eu, por exemplo, fiquei muito satisfeito em saber que a Controladoria-Geral da União mantém um bicicletário suspenso bem bacana, no estacionamento do subsolo, aos olhos de seguranças. Abraços.
Taí uma coisa que eu gostaria de ver, as bikes invadindo a nossa Los Angeles.
Olhe só que coisa bacana:
http://www.theblessingofthebikes.com/
abração
Um crime online contra os ciclistas:
Minhas revoltas:
http://www.omaiorbarbeirodobrasil.com.br/home-promocao/historia.do?id=52
http://www.omaiorbarbeirodobrasil.com.br/home-promocao/historia.do?id=72
Por Favor.
votem com nota 5