As novas rotas cicloviárias de Copacabana são apenas um projeto piloto, mas os poucos quarteirões no bairro representam muito mais. A pintura no asfalto serve para informar da presença das bicicletas nas ruas e de seu direito de estar ali. Servem também para incentivar os ciclistas a se concentrarem nesses caminhos reforçando o conceito de “segurança pela quantidade.
Durante a inauguração, o prefeito Eduardo Paes aproveitou para pedalar um SAMBA ao lado do secretário estadual de Transportes Julio Lopes. Como não poderia deixar de ser, Paes se empolgou com o sistema. Essa empolgação, espera-se, será traduzida numa futura expansão para além das 50 estações inicialmente previstas. A praticidade e deficiência das bicicletas públicas as tornam excelentes aliadas do transporte público, mas para o efetivo sucesso, o número de estações e a proximidade delas tem de ser grande.
O futuro da cidade do Rio de Janeiro se desenha cada dia mais sobre duas rodas. Complementares ao transporte público e acima de tudo, indutoras da promoção a qualidade de vida urbana.
Saiba mais:
– Princesinha do Mar, Rainha das Bicicletas
– Melhor a cada Por do Sol
– Primeiros Vestígios
– Infraestrutura como Incentivo
Reportagem na Tv Globo, que infelizmente utilizada o termo “ciclofaixa”, uma definição incorreta para o que foi implantado.
Que legal! Quer trocar de prefeito?? Quem sabe ele faz a mesma coisa aqui em SP…
Essa iniciativa me lembrou o sistema que vou implantado em Paris; dá pra ver nesse vídeo aqui:
http://cotidianices.wordpress.com/2009/05/08/bicicleta-como-meio-de-transporte-sonho-e-realidade/
(um pouco longo, mas interessante)
Parabéns pra sua cidade!
Agora é esperar que não seja só uma empolgação passageira, que seja um projeto permanente, com investimentos e trabalho mesmo fora dos holofotes…