A ciclovia Varjão-Paranoá, construída no canteiro central da rodovia DF-005, faz parte do conjunto de obras cicloviárias do programa Pedala-DF. A ciclovia não estava prevista inicialmente na duplicação da DF-005, por isto a obra padece de alguns pequenos defeitos, sendo o mais grave deles a existência de pontos de acúmulo de água das chuvas e deslizamento dos aterros laterais.
Em agosto de 2008, a Transporte Ativo fez um mutirão de limpeza que retirou muita terra solta, pedras e barro endurecido da pista. Após o período de chuvas, a ciclovia voltou a ficar suja nos mesmos pontos críticos. A Transporte Ativo convocou novo mutirão para o dia 16 de agosto, domingo, exatamente um ano depois do anterior. Mandamos convite para a comunidade ciclística de Brasília, na internet, e também para a imprensa.
Um dia antes do evento, ficamos sabendo que o Governo do DF se antecipou e fez uma limpeza geral na ciclovia. Fomos conferir no local – e por via das dúvidas levamos pás, enxadas e vassouras. A ciclovia do Varjão recebeu mesmo um belo tratamento de limpeza. Não só foram tiradas terra e pedras, mas também foi cortado o mato que invadia a ciclovia em vários pontos.
Não sabemos de qual órgão partiu a decisão de limpar a ciclovia. Nenhuma notícia foi colocada no portal de notícias do GDF. Nenhuma notícia saiu na mídia candanga. Então fazemos aqui nosso agradecimento público: em nome de todos os ciclistas e pedestres que usam aquela via todos os dias, muito obrigado pela limpeza! Seja governo ou sociedade, todos precisamos manter a ciclovia, que foi construída para incentivar o uso da bicicleta com facilidade e em boas condições de trânsito.
[photopress:drms.jpg,full,centered]
Os voluntários Simone, Mara, Renato e Denir, que fomos prontos para pegar no pesado, aproveitamos a manhã de domingo para uma boa pedalada, agradáveis momentos de bate-papo e um lanche com muffins e barras de cereal.
Confira relato com fotos que mostram a situação antes e depois da limpeza.
Denir e demais, talvez seja o caso de mandar um e-mail para o GDF (não sei exatamente que órgão) agradecendo a limpeza e linkando esse post aqui… Quem sabe eles não elucidam o mistério, e esclarecem se estão agendando manutenções periódicas das ciclovias?
Considerando que chove há três dias em Brasília, em pleno agosto, pode ter sido apenas um milagre…
Ótima, além de fazer ciclovias, temos que mante-la limpa e o governo fazer sempre a manutenção. Estou ansiosa para mais uma ciclovia aqui onde estou morando no sudoeste, com a quadra 500 isso vai sair, mais uma opção de esporte e qualidade de vida para o pessoal de Brasília. Vamos apoiar, galera!