O furto de bicicletas é algo muito comum no mundo inteiro, quanto mais se usa, mais se furta. Apenas na Holanda, mais de 500 mil bicicletas são furtadas anualmente e eles estimam que apenas 1/3 dos furtos sejam reportados às autoridades. O problema é que furtar uma bicicleta ainda é algo fácil, então o ideal é que tomemos também nossas próprias providências ao trancar uma bicicleta na rua para evitar esse problema.
São muitas as nuances e vertentes que envolvem um furto, mas a forma de trancar sua bicicleta pode ser a mais importante delas. É comum se ver boas trancas sendo mal usadas ou trancas que funcionam apenas na ficção. Trancar a bicicleta é uma arte, não bastam boas trancas ou um local firme. É necessário alguns pequenos detalhes que podem fazer a diferença na hora de impedir ou inibir o ladrão de levar sua bicicleta.
Pensando nisso a Transporte Ativo se baseou em algumas iniciativas europeias, seguindo como base um folheto de 2011 da Transport for London e lançou o guia “Prenda ou Perca“, com dicas para que você conheça os métodos mais utilizados pelos ladrões e como lidar com eles.
Dez mil folhetos serão distribuídos pelas lojas do Rio de Janeiro e a versão on-line está disponível clicando na imagem abaixo.
Por ocasião de um roubo ou furto de sua bicicleta não deixe de registrar um boletim de ocorrência na Delegacia e de registrar sua bicicleta furtada/roubada no Cadastro Nacional de Bicicletas Roubadas.