Nós não somos contra capacetes. Algumas pessoas se sentem mais confortáveis pedalando com um capacete.
Mas somos contra alegações que:
• Dizem que andar de bicicleta é algo muito mais perigoso do que realmente é.
• Dizem que capacetes oferecem muito mais proteção do que realmente oferecem.
Pessoas que andam de bicicleta normalmente vivem vidas mais longas e mais saudáveis. Lesões sérias na cabeça são raras. Leis sobre o uso de capacete e propagandas a base do choque e do horror desencorajam andar de bicicleta. O maior efeito de tais leis ou propagandas não foi melhorar a segurança das pessoas que andam de bicicleta, mas sim desencorajar o uso da bicicleta, não dando a importância necessária para seus benefícios.
Portanto, nós acreditamos que devemos todos trabalhar em conjunto para focar em medidas já bem estabelecidas para promover a bicicleta e o bem-estar de quem anda de bicicleta. Reconhecer, sempre, que os benefícios de andar de bicicleta prevalecem sobre seus riscos. E evitar promover ou forçar o uso do capacete sem evidências confiáveis de que isso seria benéfico e que teria bom custo-benefício em relação a outras iniciativas de segurança.
Capacetes não impedem acidentes, somente ruas mais seguras e boa educação para motoristas e ciclistas impedem acidentes.
Esta é a posição da Transporte Ativo em relação a capacetes.
Estamos alinhados à opinião da Federação de Ciclistas Europeus – European Cyclists’ Federation (ECF), que publicou um folheto para divulgar o resultado de um grupo de estudos e combater argumentos falaciosos. O folheto original em inglês está disponível clicando aqui.
Traduzimos e adaptamos o folheto original para o português. Leia e divulgue.
Andar de bicicleta se torna mais seguro com mais pessoas andando de bicicleta.
Ando a quinze anos de bicicleta no meio do trânsito da capital do Rio de Janeiro sem capacete, nunca sofri absolutamente nenhum dano. O capacete te dá uma falsa ideia de estar protegido, sem ele fico mais atenta e com mais reflexos, além disso, com o calor carioca acho que o incômodo me faria me distrair ou me inquietar. Em muitos desses anos transportei inclusive meus dois filhos sem capacete.
Já ouviu falar de capacete de Mountain Bike? Com entradas de ar para ventilação? Usar capacete é seguro sim, quando comprei o meu no primeiro dia com ele já foi provado que me protege. Estava fazendo trilha e fui passar por uma cerca de arame farpado que só tinha um fio suspenso na altura da cabeça, me abaixei um pouco e passei, aí o arame raspou no capacete causando um arranhão profundo, se não tivesse de capacete seria meu couro cabeludo aberto com um corte profundo.
Marcus,
Para o individuo, é certo que o uso do capacete o protege, o artigo fala sobre o problema do estado ou empresas obrigarem o uso de capacetes, ou alegar que bicicletas são mais perigosas do que realmente são. O uso do capacete, deve ser uma escolha individual.
Para o estado, o uso da bicicleta , independente do uso de capacetes que inibe o uso comprovadamente, salva 19 vidas por redução de doenças cardiovasculares, respiratórias, diabetes e etc, para cada uma que é salva pelo capacete.
Então deve-se promover o uso da bicicleta, sem a obrigatoriedade de capacetes.
Use a vontade e boas pedaladas.
Uso capacete também: em trilhas, pedal esportivo, na estrada, quando chove e tem chão molhado… porque (EU) posso escorregar.
Mas está mais que provado que em caso de colisões de nada adianta.
O uso urbano do capacete passa a informação de que o ciclista está seguro e isso é péssimo, os motoristas passam por nós como se fôssemos motoqueiros andando no corredor entre os carros.
Por isso não uso capacete na cidade, para passar a informação de fragilidade mesmo. Pedalada de Cabeça Pelada. Impõe mais cuidado.
Você disse tudo: Estava fazendo trilha. Praticar MTB é um esporte de risco. Andar na cidade, não. Por que não usar um capacete quando caminhamos? Ao final pedestres sofrem mais atropelamentos do que ciclistas e, talvez, salvaria algumas vidas.
Bom dia.
Uso capacete sempre.
Parabéns.
Temos que usar capacetes sim.
Capacetes salva vidas.
Uso a bicicleta diariamente, dias uso capacete, dias não o uso.
Super apoio o uso da bicicleta sem capacete.
Parabéns pela matéria.
De minha experiência, recomendaria capacete sempre. Já fui atropelado e o coitado do capacete sofreu, minha cabeça não. Não há ideal ou manifesto que valha sua vida.
Acho essa argumentação bastante perigosa e indutiva. Eu e minha esposa, em mais de 20 anos de pedal, sofri alguns acidentes. Desconsiderando acidentes menores sem gravidade, eu estive envolvido em duas situações onde o capacete literalmente evitou que meu rosto fosse lixado e outra amenizou um impacto craniano sério (com óbvia destruição do capacete), e minha esposa teve uma pancada na região da nuca em uma queda (também com destruição do capacete). Todos acidentes urbanos, e não tenho dúvidas quer seriam graves sem o capacete. Apesar de compartilhar com a ideia de que criar um trânsito harmônico, que mais ciclistas tornam mais seguras as vias, e que evitar é INFINITAMENTE melhor, acho irresponsável dizer que o capacete é irrelevante. o argumento “Capacetes não impedem acidentes, somente ruas mais seguras e boa educação para motoristas e ciclistas impedem acidentes” é uma ferramenta retórica perigosa, pois uma coisa não tem a ver com outra. Evitar é ótimo, mas caso ocorra é evidente que uma proteção adicional pode ser vital. Infelizmente, não estamos no mundo perfeito onde tudo é seguro, e isso pode ser uma fantasia fatal.
Parabéns pelo texto Ewerton.
Boa observação eu sou a favor do uso de capacete como proteção
Melhor comentário até agora .
Penso que nem vc, acho muito perigoso estes tipos de opiniões, querendo passar para as pessoas que capacete não serve para nada , sendo que tem vários depoimentos de pessoas que já foram salvas por capacete , eu faço entregas de bike, e eu sempre uso , e incentivo os outros entregadores no grupo a usarem, sempre falo isso ; usem capacete .
Eu nunca tinha sofrido nenhum acidente em mais de 20 anos de bike…
Esses dias um carro furou o sinal, eu freei, mas bati no carro e caí. Só ouvi a batida do capacete no chão, imagina se fosse a minha cabeça?
Tenho 68 anos, pedalo desde menino. Aqui onde moro( Vitória) pedal em média 30 km dia. Caí uma vez ao desviar de um bueiro sem tampa e se não fosse o capacete, sei não…. Aconselho o uso diário. Ulisses
Uso capacete sim e recomendo. Me transporto pela cidade de São Paulo, também pratico mountain bike e ciclismo de estrada. Pelas ruas da cidade, que pedalo há mais ou menos uns trinta anos, já tomei fechadas, já capotei na Faria Lima por causa de um carro que veio em cima de mim, quando na época não existiam ciclovias, e se não estivesse de capacete provavelmente essa historia seria contada por meus filhos. O problema quando dividimos espaço com outras pessoas, normalmente não somos nós, se respeitamos, e sim os outros. Em um lugar como o Brasil que o ciclismo ou seja o andar de bicicleta não faz parte da cultura, o que graças ao tempo e vontade das pessoas está mudando, não podemos dar sorte ao azar. Sim, usar capacete protege e evita sequelas.
Concordo que o que garante a segurança dos ciclistas são boas estradas, ciclovias e respeito, mas o capacete é um equipamento de segurança, acho mais adequado usá-lo, ainda mais que não temos a realidade essencial. Eu tive uma queda de bicicleta sem capacete e ainda estou sem sentir cheiros e gostos devido a batida, ainda bem que o coágulo no cérebro foi absorvido e a paralisia facial passou, mas provavelmente teria menos problemas se estivesse com o capacete.
Tem muita gente que pelo visto só leu o título do post 😉
Indico a leitura do conteúdo e do folheto!
Vai o link de novo
http://transporteativo.org.br/educativos/docs/Sem_capacete.pdf
O argumento desse artigo é tão insano quanto a pessoa dizer que nao usa camisinha e nunca pegou nenhuma DST.
ARTIGO IRRESPONSÁVEL. Eu trabalho de bike há 5 anos, já caí varias vezes e quebrei 2 capacetes. Não ando 10 metros sem capacete. A opinião pessoal da autora poderia ser guardada para si. Imagine uma pessoa lendo seu artigo resolve sair sem capacete e morre? Já pensou?
A opinião do artigo não é pessoal do autor, é a opinão da European Cyclists Federation, traduzida.
Caí da bike em baixa velocidade e fui de cabeça no chão nenhuma lesão no crânio em compensação fraturei três vértebras fiz cirurgia e graças ao capacete estou contando minha história
Na minha opinião, tudo são escolhas que se faz na vida.
Use sua cabeça e decida se vale a pena ou não usar o capacete.
Eu uso.
Ah, com ou sem, evite andar na contra mão e calçadas… respeite para ser respeitado.
Boas pedaladas!
Vou ser bem sincero, talvez até grosso no que vou escrever, mas perdi meu tempo lendo isso. A realidade brasileira é chamada de “Guerra no Trânsito”, mata-se e morre no Brasil mais do que a guerra do Vietnã, o nosso país está em 5° (quinto) colocado em mortes e lesões causadas por acidente de trânsito, ficando somente da Venezuela, Nigéria, África do Sul e Angola.
Não vou discutir dados, mas a coerência cuidado com as palavras você pode ser responsável por vidas.
Veja http://fenasdetran.com/noticia/a-guerra-do-transito-e-o-impacto-na-economia
Perdendo tempo com capacetes:
http://transporteativo.org.br/ta/?p=1292
Sou total a favor do uso do capacete. Uso em qualquer pedal e já salvou meu rosto de sequelas.
Mas também acho que é livre arbítrio, cada um sabe de si. A matéria é baseada na educação europeia, que em nada lembra a educação do brasileiro. Imagina se o uso de capacete é opcional no caso de motocicleta?!
Capacete sim, e acredito que chame mais atenção um ciclista de capacete do que um sem nada.
Rodrigo, como trouxe a motocicleta para a discussão, pesquise qualquer país e vai verificar que o maior numero de mortos é de motociclistas. E que pedestres é superior a ciclistas. E capacete é obrigatório para as motocicletas…
Concordo com a intenção de chamar a atenção do estado de se atentar para as outras seguranças, concordo com tudo, mas dá o entender que não é necessário usar capacetes.
Usava esporadicamente o capacete, quando vi um cadáver de um ciclista que abriu o seu crânio na beirada da calçada. espalhando massa encefálica pela via. A via é insegura? Sim! Os motoristas imprudentes e desrespeitosos? Claro! Nem motorista e nem ciclista sabem usar as vias de forma correta? Obviamente! Talvez sim ou talvez não esse rapaz só ainda estaria vivo.
Vamos fazer uma analogia. Você nunca bateu o carro, mas um dia bate. Dai você lamenta não ter seguro. Concordo plenamente que a mídia de maneira agressiva incentiva a venda. Alias, se virem o resultado do IMETRO, sobre capacetes, dá até medo. Aprendam uma coisa ; tudo que protege sua vida e saúde, vale a pena investir. Um dia fui trocar uma lampada me deu tontura e cai da escada. Agora imagine se eu estivesse no transito de bike e sem capacete. Então, por mais que se alegue que não há estudos específicos, ou que alguém anda a 20 anos, sem nunca ter vivenciado um acidente, preserve seu corpo, sua integridade. USE CAPACETE.
Para o indivíduo você tem toda razão, mas para a Saúde Pública como um todo, não.
Capacetes não evitam acidentes, eles são uma proteção adicional caso você sofra um acidente.
É quase a mesma coisa que falar que não vai usar botina em uma obra porque ela não evita acidentes.
Matéria sem argumentação bem definida, perda de tempo ler isso. Mas já que já li, vou comentar.
Menções:
“Nós não somos contra capacetes.”
“Capacetes não impedem acidentes, somente ruas mais seguras e boa educação para motoristas e ciclistas impedem acidentes.”
Definição de acidente:
Acidente = acontecimento casual, fortuito, inesperado; ocorrência
Todos sabem que:
A probabilidade de acontecer algo em ciclovias que as bicicletas interagem entre carros, motos e bicicletas é alta.
Exemplo:
Dois ciclistas a 40km/h se chocam e caem batendo a cabeça no meio fio da calçada e sofrem de traumatismo craniano, pode acontecer não ?
A maioria das ciclovias são abertas e é possível que um carro ou moto possa chocar com uma bicicleta além de existir a possibilidade de um choque entre bicicletas. Por isso deve ser obrigatório o uso de capacete para evitar prevenir um acidente de um cidadão.
Válido:
Já em ciclovias totalmente pensadas para ciclistas talvez possa concordar que o uso do capacete não deveria ser obrigatorio.
Se é para minha segurança uso.
Certo dia estava eu voltando de um pedal e ao passar ao lado de um carro estacionado, o motorista abriu a porta. Cai e bati a cabeça no chão, quebrando a parte de trás do capacete. Se não estivesse de capacete o estrago teria sido Gde. Um abraço.
sofri dois acidentes de bike esse ano e por pouco não morri em ambos.
o primeiro foi um atropelamento por trás. Uma moto me arrastou uns 2 metros e consegui sair da bike a tempo, bati a cabeça falntando menos de um palmo para a quina do paralelepípedo. o capacete quebrou, minha cabeça ficou um tempo doendo pelo baque, mas até aí ok.
no feriado junino na minha cidade a prefeitura fechou a rua com cordas de nylon e colocou umas bandeirolas na frente e alguns cones nas ruas, mas de noite quando eu estava pedalando as bandeirolas estavam no chão, não dava pra ver corda alguma amarrada de um poste até o outro… passei numa baita velocidade e meu pescoço foi direto na corda, por sorte a correia do meu capacete não deixou estourar a veia. machuquei bastante o pescoço, fiquei sem conseguir falar por um tempo mas o capacete salvou minha vida.
não te um dia que eu não use capacete.
usem capacete!
Capacete salva vidas, meu sobrinho caiu recentemente de bicicleta batendo com a cabeça no chão, detalhe que uma pedra ficou presa ao seu capacete, ai te pergunto, se ele não estivesse de capacete, esta pedra teria ficado presa aonde? Muito me espanta ver uma grande quantidade de gente falando que capacete da uma falsa impressão de segurança, aproveite então e bata com um pedaço de madeira em sua cabeça com e sem capacete, depois nos contem aqui o resultado. Abraço.