Jogos de Bicicleta no mês das crianças

IMG_5335

Uhuuuuuu! Bicicletamos no meio das vigas de concreto e paredes do Museu do Amanhã e da Cidade das Artes. Deixamos nossa criança interior se misturar com as crianças de verdade durante os Jogos de Bicicleta, atividade que promovemos no Dia das Crianças no Museu do Amanhã e que também acontecerá todos os finais de semana de outubro até o dia 10 de novembro na Cidade das Artes, como parte da exposição “O dia Seguinte”.

IMG_5258

Durante os Jogos, haviam crianças, girando com bicicletas e se divertindo com diversas brincadeiras que ajudam no processo de aprendizagem para pedalar. Utilizando bicicletas de equilíbrio, que não contam com apoio de rodinhas e nem pedais, as crianças giram na pracinha de cones, fogem do monstro do lençol, caçam argolas de borracha e participam de outras atividades para treinar o equilíbrio. É pura diversão que envolve quem está acompanhando as crianças e também desperta a curiosidade de quem passa por perto.

IMG_5352

Você pode chamar a bicicleta por diversos nomes e apelidos, em alguns lugares ela é chamada de “Magrela” e outros “Camelo”, não importa como ela é chamada, o que vale é que cada vez mais, temos pais pessoas, usando a bicicleta mais vezes e ela está presente em espaços onde ela era proibida de entrar. Desse modo, vamos dar um salve bem grande para a presença dela nesses espaços, principalmente no mês das crianças. 🙂

20191013_100614

Mais Jogos de Bicicleta acontecerão na Exposição o Dia Seguinte, todos os sábados e domingos, até 10 de novembro. Vem com a gente conhecer um pouco mais sobre as mudanças climáticas e sua relação com nossa vida. Usar mais a bicicleta é uma das maneiras para para reduzir os problemas causados pela poluição e ainda melhorar a saúde e a qualidade de vida nas cidades.

Bicicletas nas férias do Museu do Amanhã

mdajdb4“Hoje tem marmelada?
Tem, sim sinhô.
Hoje tem goiabada?
Tem, sim sinhô.”
Tem bicicleta nas férias do Museu do Amanhã?
Teve, sim sinhô!

Mais uma vez os Jogos de Bicicleta fizeram parte da programação de férias do Museu do Amanhã. Encerramos nessa terça, uma série que contou com três edições dos jogos, envolvendo famílias e mais de 100 crianças, que participaram das atividades ao longo da programação.

mdajdb3
“É hora de brincar, e este ano vamos ter variedade, vai ser um barulho na cidade” versos da famosa canção de Carlos Galhardo, com trechos também citados acima. Nesse clima de alegria e brincadeiras, levamos aos visitantes do Museu, um pouco sobre a importância da bicicleta nas cidades e sua integração com as pessoas, suas famílias e compartilhamos técnicas para aprender a pedalar usando as bicicletas de equilíbrio.

Dessa forma, acreditamos que é possível construir cidades melhores, com mais qualidade vida, com mais brincadeiras e alegria, com mais pessoas usando mais bicicletas, mais vezes! Em outubro, mês das crianças, tem muito mais! Até a próxima.
mdajdb5

Brincadeiras com bicicleta pra começar o ano

996

O amanhã depende do que fazemos agora, no presente. Desse modo, pensando no futuro, abrimos a temporada 2019 dos Jogos de Bicicleta em parceria com o Museu do Amanhã. Atividades lúdicas, onde cada criança treina, de forma divertida, o equilíbrio para começar a pedalar.

995

Pensar no amanhã é importante e, por isso, apresentar o universo das bicicletas para crianças é sempre uma oportunidade incrível para colaborar com um mundo melhor, com mais bicicletas nas ruas e mais qualidade de vida para todos. Toda logística para realização dos Jogos foi feita em bicicleta, com zero emissão de gases poluentes. 🙂

Dia das crianças com Jogos de Bicicleta

Passamos o Dia das Crianças no Museu do Amanhã, promovendo os Jogos de Bicicletas. Foi uma oportunidade incrível para apresentar as bicicletas de equílibro para muitas famílias, de diversas partes do Brasil e até do exterior. Teve até adulto que pediu para entrar na foto! 🙂

MDA12

Toda logística para realização dos Jogos foi feita em bicicleta. Na foto abaixo, nosso reboque com as bicicletas e um quadro com a economia de emissões.

Os Jogos apresentam, de maneira divertida, atividades lúdicas para que cada criança treine o equilíbrio necessário para aprender a pedalar. As crianças participam, junto com seus amigos e familiares, de divertidas brincadeiras que fortalecem a confiança na condução da bicicleta. Os Jogos de Bicicleta foram desenvolvidos na Dinamarca e em 2011 a Transporte Ativo traduziu o folheto 6 Jogos de Bicicleta que foi originalmente escrito e produzido pela Federação dos Ciclistas Dinamarqueses (Dansk Cyklist Forbund – DCF), que faz parte da Cycling Embassy of Denmark. Agradecimentos especiais aos voluntários que apoiaram totalmente a atividade.

Jogos de Bicicleta no Museu do Amanhã

Entre os dias 21 e 29 de julho, a Transporte Ativo realizou, em parceria com o Museu do Amanhã, os Jogos de Bicicleta durante a Colônia de Férias promovida pelo Museu.

JdBMdA1

Os jogos foram promovidos, gratuitamente, para crianças até cinco anos de idade. Ao todo, foram 18 sessões, que aconteceram no Átrio, na área interna do museu e contaram a participação de 156 crianças, sendo 56%¨meninos e 44% meninas. O bairro de onde mais vieram crianças foi a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, seguida por Copacabana, Zona Sul, e Vista Alegre, na Zona Norte da cidade. Também participaram crianças de outros países como Itália, Estados Unidos, Chile e Argentina.

JdBMdA2

Os Jogos apresentam, de maneira divertida, atividades lúdicas para que cada criança treine o equilíbrio necessário para aprender a pedalar. As crianças participam, junto com seus amigos e familiares, de divertidas brincadeiras que fortalecem a confiança na condução da bicicleta. Os Jogos de Bicicleta foram desenvolvidos na Dinamarca e em 2011 a Transporte Ativo traduziu o folheto 6 Jogos de Bicicleta que foi originalmente escrito e produzido pela Federação dos Ciclistas Dinamarqueses (Dansk Cyklist Forbund – DCF), que faz parte da Cycling Embassy of Denmark. Agradecimentos especial aos voluntários que apoiaram totalmente a atividade.