Brincadeiras com bicicleta pra começar o ano

996

O amanhã depende do que fazemos agora, no presente. Desse modo, pensando no futuro, abrimos a temporada 2019 dos Jogos de Bicicleta em parceria com o Museu do Amanhã. Atividades lúdicas, onde cada criança treina, de forma divertida, o equilíbrio para começar a pedalar.

995

Pensar no amanhã é importante e, por isso, apresentar o universo das bicicletas para crianças é sempre uma oportunidade incrível para colaborar com um mundo melhor, com mais bicicletas nas ruas e mais qualidade de vida para todos. Toda logística para realização dos Jogos foi feita em bicicleta, com zero emissão de gases poluentes. 🙂

Dia das crianças com Jogos de Bicicleta

Passamos o Dia das Crianças no Museu do Amanhã, promovendo os Jogos de Bicicletas. Foi uma oportunidade incrível para apresentar as bicicletas de equílibro para muitas famílias, de diversas partes do Brasil e até do exterior. Teve até adulto que pediu para entrar na foto! 🙂

MDA12

Toda logística para realização dos Jogos foi feita em bicicleta. Na foto abaixo, nosso reboque com as bicicletas e um quadro com a economia de emissões.

Os Jogos apresentam, de maneira divertida, atividades lúdicas para que cada criança treine o equilíbrio necessário para aprender a pedalar. As crianças participam, junto com seus amigos e familiares, de divertidas brincadeiras que fortalecem a confiança na condução da bicicleta. Os Jogos de Bicicleta foram desenvolvidos na Dinamarca e em 2011 a Transporte Ativo traduziu o folheto 6 Jogos de Bicicleta que foi originalmente escrito e produzido pela Federação dos Ciclistas Dinamarqueses (Dansk Cyklist Forbund – DCF), que faz parte da Cycling Embassy of Denmark. Agradecimentos especiais aos voluntários que apoiaram totalmente a atividade.

Jogos de Bicicleta no Museu do Amanhã

Entre os dias 21 e 29 de julho, a Transporte Ativo realizou, em parceria com o Museu do Amanhã, os Jogos de Bicicleta durante a Colônia de Férias promovida pelo Museu.

JdBMdA1

Os jogos foram promovidos, gratuitamente, para crianças até cinco anos de idade. Ao todo, foram 18 sessões, que aconteceram no Átrio, na área interna do museu e contaram a participação de 156 crianças, sendo 56%¨meninos e 44% meninas. O bairro de onde mais vieram crianças foi a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, seguida por Copacabana, Zona Sul, e Vista Alegre, na Zona Norte da cidade. Também participaram crianças de outros países como Itália, Estados Unidos, Chile e Argentina.

JdBMdA2

Os Jogos apresentam, de maneira divertida, atividades lúdicas para que cada criança treine o equilíbrio necessário para aprender a pedalar. As crianças participam, junto com seus amigos e familiares, de divertidas brincadeiras que fortalecem a confiança na condução da bicicleta. Os Jogos de Bicicleta foram desenvolvidos na Dinamarca e em 2011 a Transporte Ativo traduziu o folheto 6 Jogos de Bicicleta que foi originalmente escrito e produzido pela Federação dos Ciclistas Dinamarqueses (Dansk Cyklist Forbund – DCF), que faz parte da Cycling Embassy of Denmark. Agradecimentos especial aos voluntários que apoiaram totalmente a atividade.

Jogos de bicicleta no Passeio Público

jogos-de-bicicleta-10

 

No último domingo (13/08), A Transporte Ativo, com apoio do Goethe-Institut Rio de Janeiro, realizou os Jogos de Bicicletas no evento “O passeio é público”. Os Jogos apresentam, de maneira divertida, atividades lúdicas para que cada criança treine o equilíbrio necessário para aprender a pedalar. As crianças participam, junto com seus amigos e familiares, de divertidas brincadeiras que fortalecem a confiança na condução da bicicleta.

Construído no Século XVIII, o Passeio Público foi o primeiro parque público do país e fica localizado na região central do Rio de Janeiro. Nos últimos anos, o parque deixou de fazer parte do mapa cultural da cidade e hoje o espaço está ocioso, sem nenhum tipo de atividade em sua programação. Por isso, o evento é importante para estimular a ocupação regular do Parque, unindo artistas e iniciativas de diversos territórios da cidade buscando melhorar a qualidade do Passeio como espaço público.

PAsseio_Pub

Os Jogos de Bicicleta foram desenvolvidos na Dinamarca e em 2011 a Transporte Ativo traduziu o folheto 6 Jogos de Bicicleta que foi originalmente escrito e produzido pela Federação dos Ciclistas Dinamarqueses (Dansk Cyklist Forbund – DCF), que faz parte da Cycling Embassy of Denmark.

Novas Bicicletas de Equilibrio TA

bal2

Ao renovar a frota, da escolinha de Bicicletas Itaú, parte da Plataforma de Mobilidade do Banco, diversas organizações foram agraciadas com a doação da antiga frota. A Transporte Ativo, foi uma delas, recebemos como doação quatroze bicicletas de equilibrio ou Balance Bikes, que nos permitirão desenvolver uma série de atividades com crianças. Desde os Jogos de Bicicleta, com frota ampliada e maior alcance, até novas experiências como a inclusão das bicicletas em aulas elementares de Educação Fïsica nas escolas.

Com essa pequena frota, buscaremos criar nas crianças uma aproximação e entendimento da bicicleta desde pequenos, para que cresçam com isso e levem a bicicleta ao longo de suas vidas, repliquem e façam com que a cultura da bicicleta prevaleça e sigam adiante influenciando novas e futuras gerações.

bal3

As bicicletas de equilíbrio, também conhecidas como balance bikes, foram desenvolvidas para facilitar o processo de aprendizado das crianças. Esse modelo de bicicleta não conta com rodinhas de apoio e nem pedais, o que facilita a interação da criança com o solo. Desse modo, na medida que vão melhorando o equilíbrio, conseguem percorrer pequenas distâncias sem colocar os pés no chão. Assim, quando estão com o equilíbrio bem aperfeiçoado, já passam para uma bicicleta com pedais sem precisar usar as rodinhas. Em 2011, a Transporte Ativo publicou um folheto com jogos lúdicos para as bicicletas de equilíbrio e vem desenvolvendo atividades para estimular o uso dessas bicicletas como forma de facilitar o aprendizado das crianças.