Novas Bicicletas de Equilibrio TA

bal2

Ao renovar a frota, da escolinha de Bicicletas Itaú, parte da Plataforma de Mobilidade do Banco, diversas organizações foram agraciadas com a doação da antiga frota. A Transporte Ativo, foi uma delas, recebemos como doação quatroze bicicletas de equilibrio ou Balance Bikes, que nos permitirão desenvolver uma série de atividades com crianças. Desde os Jogos de Bicicleta, com frota ampliada e maior alcance, até novas experiências como a inclusão das bicicletas em aulas elementares de Educação Fïsica nas escolas.

Com essa pequena frota, buscaremos criar nas crianças uma aproximação e entendimento da bicicleta desde pequenos, para que cresçam com isso e levem a bicicleta ao longo de suas vidas, repliquem e façam com que a cultura da bicicleta prevaleça e sigam adiante influenciando novas e futuras gerações.

bal3

As bicicletas de equilíbrio, também conhecidas como balance bikes, foram desenvolvidas para facilitar o processo de aprendizado das crianças. Esse modelo de bicicleta não conta com rodinhas de apoio e nem pedais, o que facilita a interação da criança com o solo. Desse modo, na medida que vão melhorando o equilíbrio, conseguem percorrer pequenas distâncias sem colocar os pés no chão. Assim, quando estão com o equilíbrio bem aperfeiçoado, já passam para uma bicicleta com pedais sem precisar usar as rodinhas. Em 2011, a Transporte Ativo publicou um folheto com jogos lúdicos para as bicicletas de equilíbrio e vem desenvolvendo atividades para estimular o uso dessas bicicletas como forma de facilitar o aprendizado das crianças.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *