Cinco razões porque uma bicicleta de carga é um investimento melhor do que comprar um carro.

Cargo Bike

Se a distância entre sua casa e o trabalho estiver no limite de uma larga parcela da população, até 8km, usar a bicicleta como modo de transporte é uma alternativa real. O impacto nas finanças – no valor a ser economizado –  pode ser um grande incentivo para que você troque seu carro por uma bicicleta de carga. Reunimos cinco motivos que mostram o quanto essa troca pode se transformar em um bom investimento.

1. Finanças Pessoais
Seus gastos com transporte podem ser facilmente reduzidos ao trocar o carro por uma bicicleta de carga. Você pode até mesmo manter seu carro, mas sem dúvida realizar os deslocamentos diários usando a bicicleta compensa financeiramente e ainda permite mais folga em seu orçamento para pegar um táxi ou alugar um carro quando necessário.  Abaixo segue um cálculo para resumir o enorme impacto que a mudança pode fazer ao seu orçamento e finanças pessoais. Exemplos no contexto dinamarquês:

waybet1
Tabela:  Déficit em deslocamentos diários por carro ao invés de por bicicleta, quando você possui um carro. Os exemplos são da Dinamarca (vendas, taxas, seguro e combustível).

Agora, vamos ver outro exemplo, para o caso de você necessitar comprar um carro ou uma bicicleta de carga. Neste caso, os números são completamente diferentes.

waybet2
Tabela:  Déficit em deslocamentos diários de carro ao invés de bicicleta, caso você tenha que comprar um carro novo. Os exemplos são da Dinamarca (vendas, taxas, seguro e combustível).

Sim, os custos para manter um carro são altos na Dinamarca e no Brasil, você pode economizar uma boa quantia se puder fazer suas viagens diárias em bicicleta.

2. Benefícios socioeconômicos consideráveis

Na Dinamarca, para cada km rodado de bicicleta se economiza 0,8 Euros. Nesse cenário, com 5,7 milhões de dinamarqueses rodando 1,5 km por dia, a economia é de 6.840.000 Euros por dia, sendo essa uma estimativa conservadora. O total economizado no período de um ano será de quase 2,5 bilhões de Euros, o que representa um valor significativo nas finanças públicas.
O déficit dos custos de construção para infraestrutura de bicicletas quando comparado com a infraestrutura para carros também é enorme. Cada quilômetro de rodovia dinamarquesa custa até 100 vezes mais do que o mesmo trecho de infraestrutura para bicicletas.

3. Bicicletas tem melhor valor de revenda
A revenda de uma bicicleta usada não tem uma perda tão significante como a revenda dos carros. Se comparada com a venda de automóveis, uma bicicleta com cinco a seis anos de uso tem um preço ligeiramente mais baixo do que o produto novo na loja. Exemplo:

waybet3
Tabela: Depreciação

 4. Saúde
Por cada 1.200 km de bicicleta rodado, o número médio de dias parado por conta de doenças é reduzido para um. Apenas 30 minutos de exercício diário faz diferença. Estar saudável é o melhor plano de saúde.

Na capital dinamarquesa, estima-se uma queda de até um milhão de dias de faltas ao trabalho devido a uso da bicicleta por grande parte da  população .

5. Investir nas gerações futuras
Como um veículo sustentável com baixa emissão de carbono, a bicicleta de carga é um investimento nas gerações futuras.

Nestas 5 razões, nem foram mencionados todos os negócios em bicicleta de carga, que vem crescendo como Velopak, DHL, CYKELKOKKEN,  utilizando bicicletas de carga de fabricantes como Larry vs Harry e Butchers and Bicycles dentre outros. E todos os varejistas em crescimento como Cyclart, FullyCharged, Peoplesbicycle, Wingwheels, Dr.Beyk, Cech, Velobloom e Yes we Bike.

Fontes:
Velocity – urban movement of cargo bikes
Cycling Embassy of Denmark

Traduzido e adaptado por Fábio Nazareth          Postagem original: blogvelocity

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *