Barcas e Bicicletas

ccr_barcas

Foto: CCR Barcas

A Transporte Ativo, vem atuando sempre em busca de tornar o melhor possível os serviços prestados para as bicicletas no Rio de Janeiro e as Barcas, vem há muito tentando fazer o mesmo, melhorar a qualidade dos serviços que presta para os ciclistas. Tarefa nem sempre fácil, devido a uma série de fatores que envolvem o transporte aquaviário. Na mais recente incursão da CCR-Barcas pelo mundo cicloviário, estava prevista a instalação de novos biciceltários embarcados e em uma apresentação organizada pela SETRANS-RJ, tomamos conhecimento do projeto e imediatamente nos colocamos a disposição para indicar algo que atendesse melhor aos ciclistas que se utilizam desta importante integração modal.

O Modelo em questão não atendia às bicicletas com o carinho que elas merecem, então sugerimos novo design e distribuição do espaço, que foi imediatamente acatado e implementado. Tornado a vida do ciclista que faz integração com as barcas bem mais prática, mantendo as bicicletas mais seguras.

ccrbarcas3

Aproveitamos e pedimos ao Mauro Tavares, coordenador do Programa Rio Estado da Bicicleta, que está sempre pronto à ajudar as bicicletas e tornou o encontro citado acima possível, que escrevesse algumas linhas sobre o assunto para nós, segue abaixo:

O Programa Rio – Estado da Bicicleta/SETRANS tem como um dos seus objetivos o fomento à utilização de bicicletas e a integração com os outros modos de transportes, é um fator que deve ser estimulado e aprimorado. Nesse sentido, temos atuado com as concessionárias estaduais de transportes no desenvolvimento de ações que contribuam para o crescimento no uso da bicicleta integrada aos outros sistemas.

A Transporte Ativo tem sido referência e parceira nessa nossa busca constante de avançarmos no oferecimento de condições mais adequadas e seguras aos ciclistas dentro dos sistemas de transportes.

CCR Barcas instalou recentemente 08 (oito) bicicletários nas proas dos catamarãs que fazem a travessia Rio/Niterói, sendo que cada embarcação pode transportar hoje até 45 bicicletas com segurança. Segundo dados da CCR Barcas, houve um aumento no transporte de bicicletas da ordem de 166% se comparado a 2013, quando o transporte de bicicletas deixou de ser cobrado. Hoje já são 25 mil ciclistas/mês que utilizam as barcas.

Cabe registar o papel fundamental da Transporte Ativo nessa ação. Quando chamada a avaliar o projeto até então em elaboração, contribuiu com propostas que permitiram ajustes/aperfeiçoamento no modelo que veio a ser adotado.

ccrbarcas2

As parcerias com concessionárias, são como a integração modal, tornam a vida do ciclista bem mais agradável e eficiente.

 

Um comentário em: “Barcas e Bicicletas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *