Bicicultura 2018

O Bicicultura 2018, Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo da União de Ciclistas do Brasil (UCB), aconteceu no Rio de Janeiro entre os dias 8 e 10 de junho no Museu do Amanhã realizado pela Transporte Ativo em parceria com organizações locais.

O tema escolhido para a edição 2018 foi “O uso da bicicleta e seu impacto na vida cotidiana”. Com 423 inscritos, reunindo 95 palestrantes, de 21 cidades das cinco regiões do país, o Bicicultura 2018 apresentou diversos cenários sobre a bicicleta no pais, como políticas públicas sobre ciclomobilidade, questões de gênero, relatos de pesquisa, bicicleta no comércio, cicloturismo, entre outros.

O Museu do Amanhã fica na Praça Mauá, região que passou por um processo de transformação onde um gigantesco viaduto, exclusivo para veículos motorizados, foi removido para dar lugar ao Boulevard Olímpico e a revitalização do seu entorno. Desse modo, a região passou a ser usada para lazer, recebendo turistas de diversas partes do mundo. Com isso, pessoas que circulavam nos arredores do Museu puderam interagir com as atividades do Bicicultura.

Na área externa, estavam instaladas a BiciFeira e uma tenda, especialmente construída em bambú, para a programação ao ar livre, Nesse espaço foram realizadas oficinas, palestras e atividades exclusivas para crianças.

Prêmio A Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil

Realizamos, durante as atividades do Bicicultura, a entrega da quinta edição do prêmio A Promoção da Mobilidade por Bicicletas no Brasil, que contempla iniciativas e organizações em três categorias; Ação educativa e de Sensibilização, Levantamento de dados e pesquisas e Empreendedorismo.

frame_3334_19.21.58

Agradecemos a todos os parceiros e parceiras, às equipes que colaboraram conosco nessa empreitada e em especial ao Museu do Amanhã. Agora é arrumar as malas pois as próximas edições serão em Maringá (2019) e Belém do Pará (2020).

Por mais pessoas, usando bicicletas, mais vezes!

Assista ao vídeo produzido pela Raquel Shein, especialmente sobre o Bicicultura 2018.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *