Velo-city 2018

Após 8 anos de negociações, realizamos o sonho de receber a Velo-city no Brasil, o maior encontro sobre mobilidade por bicicletas do mundo voltado para agentes do poder público, técnicos, pesquisadores, empresas do setor e organizações da sociedade civil.

O painel de abertura contou com a presença dos brasileiros Márcio Deslandes, da Federação Européia de Ciclismo (ECF), entidade responsável pela Velo-city, e as representantes da Casa La Frida, organização que recebeu neste ano o V Prêmio Mobilidade por Bicicleta da Transporte Ativo.

Com o tema “Acesso à Vida”, a cidade do Rio de Janeiro é a primeira a sediar uma edição do encontro na América Latina. Realizado na região portuária do Rio, área que passou nos últimos anos por um processo de revitalização e redesenho do espaço viário, o encontro contou com 1165 participantes, entre palestrantes (199) e inscritos, municiou técnicos e gestores do Rio, Brasil e América Latina.

Com muita informação, as apresentações surpreenderam os europeus em relação aos trabalhos que vêm sendo realizados na América Latina. Além, é claro, do excelente intercâmbio entre os presentes que já começam a realizar parcerias e atividades pós conferência.

A Velo-city é um momento para trocas, aprendizado e renovação das forças na promoção da bicicleta e seu uso na cidade. Tivemos a honra de, além de participar de todas as tratativas, realizar também a curadoria dos trabalhos selecionados e das plenárias da conferência.

As próximas edições da Velo-city serão em Dublin, na Irlanda em 2019 e na Cidade do México em 2020.

Abaixo, vídeo de Rachel Schein com um resumo do que aconteceu durante a conferência.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *