1º Encontro Bicicletas e Meio Ambiente | Bicicletas e Negócios Sustentáveis

1ebma1

Semana passada iniciamos uma Série de Encontros sobre Bicicleta e Meio Ambiente, serão seis encontros até novembro, com apoio do Itaú Unibanco. Era uma noite chuvosa de sexta-feira e a sempre carismática bicicleta atraiu 12 pessoas para a sede da Ciclo Orgânico empresa de compostagem que utiliza triciclos e bicicletas para recolher os resíduos orgânicos nas residências dos assinantes do serviço. Fomos até lá para ouvir e debater sobre como a bicicleta pode ajudar na sustentabilidade das empresas ou como ela pode ser o eixo motriz de todo o negócio, que já nasce mais sustentável.

O idealizador do empreendimento, Lucas Chiabi ofereceu o mezanino da empresa em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro para contar sua história, como surgiu a Ciclo Orgânico e como os triciclos são fundamentais para o sucesso da iniciativa. A Ciclo Orgânico é um excelente exemplo de como é possível empregar um transporte ativo para inovar em um serviço que por si só já seria ambientalmente relevante. Mas o Lucas e sua turma levam a sustentabilidade muito a sério e, invertendo a “lógica” que carga precisa de motor para ser transportada, adotaram bicicletas e triciclos como veículos principais para a logística de sua operação diária. E deu super certo! Vários negócios usam a bicicleta em entregas e garantem eficiência com baixo custo, poluição zero e impacto social relevante.

Nos próximos meses vamos abordar outros aspectos e vertentes da relação da bicicleta com o Meio Ambiente. Fique ligado para saber quais serão os temas, quando e onde eles serão organizados.

1ebma3

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *