O Brasil que promove a bicicleta

Foto: Michelle Castilho

O grupo reunido ao final do Workshop. Foto: Michelle Castilho

Para levar a promoção ao uso da bicicleta para novos patamares, esse foi o mote do do III Workshop a Promoção da Mobilidade por Bicicletas no Brasil que aconteceu de 25-27 de março no Rio de Janeiro, e reuniu diversas organizações que promovem o uso urbano das bicicletas no país.

Ciclistas e organizações vindas de Porto Alegre até Manaus, com representantes de todas as regiões brasileiras formaram o público. O tema central do workshop foi “como atingir novos públicos” e a meta era descobrir como ampliar o debate e o conhecimento sobre os benefícios da bicicleta para além dos grupos já catequisados. Os workshops tem buscado sempre temas sempre buscam levar as iniciativas de promover a bicicleta além do senso comum. O primeiro workshop teve como tema “as relações com o poder publico”, no segundo “administração e captação de recursos”.

IMG_5884

André Trigueiro – Foto: Michelle Castilho

André Trigueiro e Alfredo Sirkis abriram o evento e deram a tônica do que estava por vir. Trigueiro, jornalista acostumado a lidar com diferentes temas e públicos ressaltou que as bicicletas e as iniciativas que a promovem tem se destacado nos últimos cinco anos e tem realmente feito a diferença. Já Sirkis que há décadas promove o uso das bicicletas compartilhou muito de sua vasta experiência prática e de sensibilização.

IMG_6050

Alfredo Sirkis – Foto: Michelle Castilho

No segundo dia, foi a vez das experiências cariocas, como a da Juliana da PET COPPE UFRJ que falou sobre mobilidade corporativa e a Clarisse Linke do ITDP que buscou mostrar caminhos a serem seguidos. Parceiro da Transporte Ativo e patrocinador do workshop, o Banco Itaú foi representado pela Simone Gallo que mostrou o que o banco tem feito em prol da bicicleta.

IMG_6287

Clarisse Linke – Foto: Michelle Castilho

Como grande fechamento, o sul-africano Andrew Wheeldon da Bicycle Cities conclui com maestria o terceiro dia de pedaladas do workshop.

IIIwshpTA (43)

Andrew Wheeldon – Foto: Michelle Castilho

Cada dia mais pessoas de norte a sul do país, da academia, poder público e no ativismo tem buscado um mesmo objetivo, a humanização das cidades. O III Workshop uniu pessoas e por meio dessa força cumpriu seu papel com louvor. Agora é seguir em frente para aplicar o conhecimento adquirido pela Transporte Ativo e todos os presentes e torcer para que os resultados sejam tão impactantes como o dos workshops anteriores.

IIIwshpTA (49)

Plá, dando a moral – Foto: Michelle Castilho

A presença ilustre e inesperada do Plá foi o encerramento perfeito para animar o fechamento e elevar a moral para seguirmos a pedalada. Juntos, no mesmo barco, ou melhor, no mesmo pedalinho, firmes no caminho rumo a cidades amigas das bicicletas e das pessoas.

Cadastre-se em nosso boletim bimestral para saber mais sobre o que temos feito e ser informado do próximo Workshop.

Um agradecimento especial precisa ser feito à Michelle Castilho responsável pelo Ciclovias Invisíveis e que fez o belo registro fotográfico que ilustra esse post.

Agradecimentos também aos parceiros Studio-X Rio por ceder espaço tão especial para a realização do evento e ao Itaú que tornou possível a realização deste workshop, assim como diversas ações pró bicicletas Brasil afora.

Veja também os workshops anteriores: 2013, 2014.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *