biciRio 2016 foi esquenta para o VeloCity Rio 2018

Foto: Fabio Nazareth

Foto: Fabio Nazareth

A edição 2016 do Fórum internacional da mobilidade por bicicleta (biciRio) aconteceu nos dias 21 e 22 de junho no Rio de Janeiro. Foram mais de 150 participantes, com direito a protesto por mais infraestrura cicloviária, mas também grandes oportunidades de aprendizado.

Com presença de destaque de pessoas e organizações da Federação Européia de Ciclismo (European Cycling Federation – ECF) e Aliança Mundial de Ciclismo (World Cycling Alliance – WCA), o biciRio 2016 foi um excelente oportunidade para deixar um gosto de quero mais para quem promove o uso da bicicleta no Rio de Janeiro e no Brasil.

O Velo-city é a maior conferência global de promoção ao uso da bicicleta não apenas pelo número de inscritos, mas principalmente pelos impactos na comunidade local. A próxima edição em 2017 vai ser na Holanda, mas o Rio de Janeiro já está no circuito decisório do comitê organizador.

Foi justamente a presença do corpo diretivo da ECF e da WCA que fez do biciRio desse ano uma conferência mais relevante do que anos anteriores.

Cabe lembrar que estão abertas desde 01 de junho de 2016 as inscrições de trabalhos para o Velo-city 2017. O tema dessa vez é a “Liberdade do ciclismo” (Freedom of Cycling) e 5 subtemas já estão definidos:

  • Infraestrutura: Aprendizado, experimentação e colocar e prática
  • Pessoas: Pessoas diferentes, idéias diferentes, escolhas diferentes
  • Bicieconomia: A bicicleta economiza e gera dinheiro
  • Planejamento urbano: Ciclimso em um mundo digital
  • Governança: Como eles conseguem?

Mais informações no site oficial do Velo-city 2017.

Leia mais:

6º edição do BiciRio abre os preparativos para o Velo City 2018, no RJ

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *