Carta Aberta aos Correios

Os Correios são uma instituição muito importante para o Brasil. É a única empresa presente em todos os municípios. A ECT também se destaca pelo fato dos carteiros usarem meios não-motorizados para cumprirem sua importante missão social. A pé ou de bicicleta, eles completam a capilaridade dos Correios, atingindo não apenas todos os municípios, mas todas as casas do Brasil.

Por causa desta capilaridade, a ECT tem em mãos uma grande oportunidade de confirmar sua responsabilidade social e demonstrar suas preocupações sócio-ambientais. Mais do que dar o exemplo com carteiros ciclistas, a ECT pode incentivar o uso de meios não-motorizados de transporte, ao adotar as seguintes providências:

– instalar bicicletários nas agências dos Correios. Bons e adequados estacionamentos para bicicletas serão usados pelos próprios carteiros, mas são importantes e úteis também para os clientes dos Correios que usam a bicicleta como meio de transporte. Hoje, as agências dos Correios são um centro de encontro social, aonde as pessoas vão colocar cartas, receber encomendas, pagar contas. O acesso a elas deve ser facilitado e atraente para todos. Um modelo adequado de bicicletário pode ser visto neste folheto informativo.

– fazer dos carteiros agentes multiplicadores de segurança no trânsito, onde a prudência e o respeito são fatores críticos. Andar na contramão dos carros é tão perigoso quanto não usar capacetes. Pedalar sobre calçadas coloca o ciclista em conflito com pedestres e também pode ser causa de acidentes graves, no momento em que o ciclista, por exemplo, desce da calçada para atravessar uma rua. A ECT, em seus produtos e serviços, pode ela mesma agir rumo a uma educação para um trânsito seguro – abordando o assunto numa série de selos, por exemplo.

– promover campanha interna para incentivar o uso da bicicleta pelos funcionários dos Correios. Colocamos à disposição a série de cartazes sobre incentivos ao uso da bicicleta como transporte para o trabalho, traduzidos de original inglês, e o guia De bicicleta para o trabalho.

Além dos benefícios ótimos para a saúde das pessoas, ao incentivar o uso da bicicleta com campanhas e facilidades, a ECT contribuirá positivamente no combate à poluição e ao caos urbano.

A Transporte Ativo coloca-se à disposição para iniciarmos uma parceria neste sentido. Por favor, visite nossa página www.ta.org.br, com ampla diversidade de material informativo/educativo. Temos disponibilidade também para apresentar palestras sobre as vantagens e benefícios do uso da bicicleta nas cidades.

3 thoughts on “Carta Aberta aos Correios

  1. É isso aí povo da TA! Temos que nos unir não só com os correios, mas com empresas de ônibus, cooperativas de taxis, com toda a sociedade, para formarmos uma sociedade mais justa para todos.

    Só para finalizar, no fim de 2008 os Correios lançaram uma propaganda muito legal de Natal, e no fim o astro principal era uma bike! Não sei onde encontrá-la, mas é uma bela mensagem.

    Abraços.

  2. Pessoal, da TA.
    Gostei muito do material de vocês.

    Gostaria de saber como posso fazer para me associar ao grupo. Gostaria de organizar tais iniciativas em Recife, onde moro.

    Outra coisa, na Universidade onde estudo [UPE], Instituto de Ciências Biológicas estamos para conseguir a instalação de um bicicletário. Posso utilizar o material como divulgação nas reuniões junto à direção e no blog do Diretório Acadiemico do curso de Biologia? Como devo proceder para coloocar os devidos créditos?

    Obrigado,
    Lucio Flausino
    lucio.flausin@gmail.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *