Boletim Mensal TA #78 – Abril 2017

Pergunte porque pedalo sem capacete!

Pessoas que andam de bicicleta normalmente vivem vidas mais longas e mais saudáveis. Lesões sérias na cabeça são raras. Leis sobre o uso de capacete e propagandas a base do choque e do horror desencorajam andar de bicicleta. Capacetes não impedem quedas e colisões, somente ruas mais seguras e boa educação para motoristas e ciclistas impedem acidentes. Por isso, traduzimos e adaptamos um folheto sobre o assunto, elaborado pela European Cyclists Federation, para o português.
capa_sem_capacete Saiba mais.
………………………………………………………………………………..

Oficina Prenda ou Perca em Niterói.

O grupo Pedal Sonoro de Niterói realizou o evento Ciclo Experiência, no Museu do Ingá. O evento reuniu diferentes vertentes da bicicleta em um dia inspirador e repleto de atividades que promovem a cultura das bicicletas em nossas cidades. Estivemos lá com a oficina Prenda ou Perca, cujo objetivo foi apresentar o folheto e passar toda a informação contida nele de forma prática e com dicas extras para o dia a dia de se trancar uma bicicleta em cidades como as nossas.
78_2
…………………………………………………………………………………..

Pesquisa Gurpos de Pedal da RMRJ.

Em 2016, a Ciclocidade, Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, realizou a pesquisa Grupos de Pedal SP, com o objetivo de traçar o perfil dos ciclistas que participam destes grupos e mapear os grupos locais. Agora, a Transporte Ativo lança no Rio a pesquisa Grupos de Pedal da RMRJ para conhecer os ciclistas e Grupos de Pedal da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
78_4  Saiba mais.
…………………………………………………………………………………..

Treinamento na CET-Rio.

Em parceria com a CEDUT – Coordenadoria de Educação para o Trânsito e Relacionamento com o Cidadão da CET Rio, realizamos um treinamento para a empresa que operará as escolinhas de trânsito com bicicletas na Lagoa Rodrigo de Freitas e Parque Madureira. Em breve a escolinha estará de volta. Aguardem!
78_3

…………………………………………………………………………………..

Oficina Sistemas de Bicicletas Compartidas – CDMX.

Estivemos na Cidade do México participando da oficina “Sistemas de Bicicletas Compartidas, realidades y retos hacia uma política de movilidad sustentable”, voltada para funcionários públicos, nos painéis “Modelos de Aquisición, Operación y Mantenimiento, mecanismos de implementación” e “Ciudades en Movimiento. La bicicleta en otras latitudes, como transporte público y privado.” onde compartilhamos nosso conhecimento sobre a realidade e experiência brasileira.
78_5
  Saiba mais.
…………………………………………………………………………………..

Participação da TA no FMB6 CDMX.

Participamos do VI Fórum Mundial da Bicicleta no México, com três apresentações: “Pefil do Usuário de Bicicletas Públicas no Brasil”; “Terminología y Semántica en la promoción del uso de la bicicleta” e “Producción de conocimiento para la promoción de la movilidad por bicicleta en Brasil: Investigación Nacional y formación de la Red de investigadores”. Como semrpe é muito gratificante participar destes eventos, onde podemos apresentar nosso trabalho e aprender com o que vem sendo feito na América Latina e pelo mundo.
78_6
  Saiba mais.
…………………………………………………………………………………..

Inauguração do Bicicletário Souza Cruz.

Mais uma empresa se rende aos benefícios da bicicleta, a Souza Cruz instalou um bicicletário em local nobre, ao lado da entrada principal do seu prédio, os funiconários que utilizarem a nova estrutura ainda contarão com vestiario, para finalizar a pedalada. Fomos convidados para fazer uma palestra no evento de inauguração, com o objetivo de motivar possíveis usuários. Após o evento surgiu também a possbilidade de um dialogo para início da distribuição de seus produtos em bicicletas, minimizando o impacto ambiental destas.
78_7
…………………………………………………………………………………..

Quem Promove a Mobilidade por Bicicleta no Brasil

O brilho dos inscritos, fez desta uma das mais interessantes dentre as edições do Prêmio Promoção da Mobilidade por Bicicletas no Brasil. Foram um vencedor e duas menções honrosas por categoria e os vencedores irão ao Velo-City 2017, com todas as despesas pagas, essa premiação visa qualificar ainda mais os projetos premiados, buscando com a experiência Holandesa, nos ajudar na busca por um país com cidades mais amigas das bicicletas. conheça os resultados clicando abaixo.
78_9  Saiba mais.
…………………………………………………………………………………..

As Novidades do Site:

· Porque Pedalo sem capacete! – Tradução para o português do Folheto da ECF.
· Como Impulsionar o Ciclismo Urbano – Universidad de Los Andes – BID
…………………………………………………………………………………..

Na Imprensa:

· Folha SP – Revista São Paulo – Gestão Doria faz planos para bicicletas, mas não diz metas nem prazos.
· Bike é Legal – Concorra a uma viagem para o Velo-City 2017 com tudo pago.
· Planeta da Bike – E aí, pode ou não andar de bicicleta na calçada?
· Vá de Bike – Iniciativas que promovem o uso da bicicleta no Brasil serão premiadas na Holanda.
· O Fluminense – Cultura da bicicleta invade Museu do Ingá.
· Revista Bicicleta Ed. 71 – Dicas – De Bicicleta para o Trabalho.
· Revista CIPA Ed 451 – Incentivo às Bicicletas.

.
Em breve mais novidades divulgando as ações e informações envolvendo a TA.

Saudações e força nos pedais, nas rodas e nos pés.

Transporte Ativo