Inaugura-se a mais visível das ciclovias nesse dia 28 de junho de 2015. É a que passa na praça do Ciclista e leva até o Paraíso. Sem parênteses, sem “mas”. É concreto pigmentado assentado e sinalizado para que pessoas possam optar pela bicicleta na mais paulista das avenidas.
7 razões por que a ciclovia da Avenida Paulista é tão especial:
- é vitória de quem promove a bicicleta;
- é homenagem aos que perderam a vida pedalando;
- é o reconhecimento da praça do Ciclista;
- é o reconhecimento aos que fazem e fizeram parte da bicicletada;
- é um incentivo para quem já pedala e quer pedalar;
- é uma pedalada fundamental na via com mais de 1,5 milhão de pedestres;
- será um novo cartão postal (com bicicletas passando).
Como em todas as cidades que buscaram implementar uma política cicloviária, houveram resistências. O discurso em geral passa pelo “sou a favor de bicicletas, mas (…)” e logo a disputa se partidarizou. Mas objetivamente quando o Ministério Público buscou barrar implantação (tão aguardada) de vias para a bicicleta, cerca de 7 mil pessoas ganharam as ruas e aí tudo mudou de figura. Deixou de ser partidários das letras XYZ vs ZYX, tornou-se uma defesa em favor da bicicleta.
Os avanços nas conquistas para quem pedala em São Paulo ainda tem de continuar e precisam seguir na próxima administração, seja qual for a cor do partido do prefeito. Ainda está em disputa a narrativa de a quem pertence a bicicleta, mas cada vez mais ela está com as pessoas e não com o alcaide da vez.
São Paulo ainda não se transformou, mas as pessoas estão mudando. Mudam suas realidades ao pedalarem e mudam seus sonhos de cidade.
Leia mais:
– 7 razões por que a ciclovia da Avenida Paulista é tão especial
– A importância da ciclovia da Avenida Paulista
– A História dos Estudos de Bicicletas na CET