O Grupo de Planejamento Cicloviário do Rio de janeiro, promoveu um seminário onde foram apresentadas as propostas de projetos existentes para a Tijuca, bairro da Zona Norte carioca.
Famoso por seu trânsito caótico e violento, com apenas 1,8 kms de infraestrutura voltada ao ciclista. Andar de bicicleta por lá não é nada fácil mas mesmo assim, segundo o PDTU 2004, são mais de 2500 viagens/dia e a coordenadoria de trânsito local costuma receber muitas queixas sobre o comportamento dos motoristas, vindas de ciclistas.
As Secretarias de Transportes, Meio Ambiente e Urbanismo apresentaram suas propostas para a região, algumas já aprovadas pelo Grupo de Planejamento Cicloviário da Cidade, e a Sociedade Civil através da Transporte Ativo que levou as propostas do cicloturista Thiago, morador do bairro, que há muitos anos tem esboçado um projeto muito semelhante a proposta da SMTR e da Isabela Ledo que apresentou seu projeto final em andamento no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.
O seminário foi excelente para que as partes envolvidas e interessadas tomassem conhecimento de tudo o que se pensa para a região. Um ponto interessante foi a similaridade entre as propostas o que denota coerência nas rotas e necessidades.
No dia em que tudo o que foi apresentado estiver fora do papel, nas ruas, a Tijuca será um lugar maravilhoso para se pedalar.
- Veja mais fotos do seminário clicando aqui.
Realmente, moro na Tijuca e vou para o trabalho diariamente de bike, os motoristas por esses lados daqui são bastante mal educados…eita povinho estressado.
Isso foi em 208………..estamos em 2015. E aí? Nada até agora………..