Novos bicicletários nas ruas

No Rio de Janeiro, hoje, se alguém ou alguma empresa quiser pedir a instalação de um bicicletário na rua, é um procedimento um tanto complicado.

Para mudar esta situação, a Prefeitura está preparando um novo modelo para pedidos de bicicletários.

A Transporte Ativo e a Coordenação do Programa Cicloviário estão trabalhando em conjunto para estabelecer novos procedimentos. O GT Ciclovias está preparando um documento com modelos e padrões que serão adotados pela prefeitura carioca na instalação de bicicletários em logradouros públicos.

O condomínio comercial Cidade do Leblon está participando como projeto-piloto. O bicicletário instalado num dia já era sucesso de público no dia seguinte.

Bicicletário no Cidade Leblon

bicicletário U-invertido no Cidade Leblon

Foram seguidos os padrões indicados nos manuais publicados pela TA, com opção para o suporte U-invertido (também conhecido como Sheffield).

suporte U-invertido ou Sheffield

Uma foto colocada no post Quanto custa um bicicletário inspirou o condomínio a fazer uma melhoria no suporte. Um adesivo plástico grosso foi colocado nos pontos onde o quadro da bicicleta encosta no suporte.

adesivo plástico para proteger a bicicleta

Desta forma, tanto a bicicleta quando o suporte ficam protegidos.

Agora você já pode estacionar sua bicicleta no Edifício Cidade do Leblon, na sombra e com segurança. O bicicletário fica em frente à entrada principal, onde há sempre seguranças.

Esperamos que este exemplo se repita pela cidade e que a iniciativa da prefeitura, de facilitar a instalação de bicicletários, torne mais fácil e seguro estacionarmos nossas bicicletas no Rio de Janeiro.

Mais segurança nas ruas.

http://www.ta.org.br/blog/carga.jpg

Durante o levantamento de entregas por bicicletas em Copacabana, distribuímos adesivos refletivos da Transporte Ativo para ciclistas entregadores. Agora eles, que circulavam sem nenhuma segurança à noite e em túneis, podem contar com um pouco mais de visibilidade, pois o adesivo refletivo chama a atenção dos motoristas, aumentando consideravelmente a segurança dos ciclistas.

Levaremos uma cópia do relatório e mais kits de adesivos para todas as bicicletas dos estabelecimentos que se mostraram mais intessados e receptivos.

Mais segurança em Copacabana e mais bicicletas circulando por aí com o logo da TA.

http://www.ta.org.br/blog/cargad.jpg

Na abertura da exposição As Cidades Somos Nós, centenas de adesivos refletivos foram distribuidos para os ciclistas presentes e para os visitantes.

http://www.ta.org.br/blog/adsv2.jpg

Entregas por bicicleta

http://www.ta.org.br/blog/cargae.jpg

Com o objetivo de levantar dados e informações até agora desconhecidas da população e da administração da cidade, a Transporte Ativo, em parceria com o ITDP, realizou no bairro de Copacabana, durante os meses de dezembro de 2010 e janeiro de 2011, um levantamento de todos os estabelecimentos comerciais no bairro que fazem entregas por bicicletas, quantas entregas por dia e qual tipo de bicicleta usado.

Os dados são surpreendentes e propiciam informação suficiente para mensurar os benefícios deste tipo de entregas para a cidade, o trânsito e o meio ambiente.

O relatório completo, que está sendo publicado hoje, pode ser baixado aqui e faz parte da exposição As cidades somos nós.

http://www.ta.org.br/blog/fcc.jpg

Clique na imagem para ver o folheto.

Manual Circuitos de Cicloturismo

http://www.ta.org.br/bicisc.jpg

O Cicloturismo é uma atividade em crescimento em todo o mundo, atraindo cada vez mais praticantes.

Tendo em vista que muitas cidades possuem atrativos para o cicloturismo, um conjunto de organizações acaba de lançar um manual de incentivo e orientação para que municípios brasileiros possam promover Circuitos de Cicloturismo em suas regiões.

Saiba mais sobre a iniciativa direto no Blog da Rede Catarinense de Mobilidade Sutentável, Bici-SC.

Pedal de Salto Alto

Por ruas mais humanas, mais seguras, com um trânsito de paz e porque não, mais bonitas um grupo de ciclistas de Minas Gerais criou o Pedal de Salto Alto. Elas mostram para as mulheres que pedalar com charme e feminilidade é possível, não importa como, o importante é pedalar.
Elas acabam de lançar um vídeo do primeiro passeio do Pedal de Salto Alto. Vale a pena conferir e se inspirar para pedalar pela cidade, com o figurino que for, seja mulher ou homem.

O primeiro de muitos from Pedal de Salto Alto on Vimeo.

Em São Paulo, o grupo Saia na Noite, criado em 1992, incentiva as meninas a pedalar na rua com dois passeios noturnos por semana. Vale a pena conferir a página delas.