Destaques
Dublin, Velo-City e Bicicletas
Posted onAuthorEduLeave a comment



Promovendo a Mobilidade por Bicicletas – Entrega dos Prêmios
Posted onAuthorZe LoboLeave a comment

Hoje pela manhã, em Dublin na Irlanda, em plena Conferência Velo-city 2019, foram entregues os Troféus do VI Prêmio Promovendo a Mobilidade por bicicletas no Brasil. Lívia Suarez da Casa La Frida, de Salvador, Daniel Guth da Aliança Bike, de São Paulo e Gisele Valle da Escola Estadual Professora Zilah Ferreira V. P. de Campos, de São José dos Campos receberam seus troféus e diplomas. O complemento da premiação, foi a participação na Conferência com todas as despesas pagas.



É uma honra para nós poder proporcionar isso aos vencedores, que vem realizando excelentes trabalhos em prol da uso das bicicletas. Agradecimentos especiais àqueles que tornaram possível a realização deste projeto, que contou com o patrocínio do Itaú e apoio da Tembici, a participação de ambos tornou isso possível.

Conheça mais sobre o prêmio e sobre os vencedores.
Brasileiros em Dublin para a conferência Velo-city 2019
Posted onAuthorZe LoboLeave a comment
Desde 2015 levamos, em parceria com o Banco Itaú, uma delegação de brasileiros para a Conferência Velo-city, maior encontro mundial sobre mobilidade por bicicletas, que este ano acontece em Dublin, na Irlanda. Além dos vencedores do Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas 2019, fazemos uma seleção dentre os trabalhos brasileiros selecionados para serem apresentados na Conferência, para facilitar a ida de alguns destes, com todas as despesas de viagem e conferência pagas. Este ano, estamos enviando um time de feras, que já está por lá e além de selecionados pela conferência, foram novamente selecionados por aqui, com trabalhos inspiradores. Confira os trabalhos selecionados e seus criadores, na tabela abaixo retirada do site oficial da Conferência.

Além destes, outros dezesseis trabalhos brasileiros foram selecionados, num total de vinte trabalhos, dos quais 18 estarão presentes. Além dos 4 selecionados acima, e dos três vencedores do VI Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil, faz parte da parceria a Renata Falzoni do Bike é Legal que vai cobrir a participação da delegação e a Conferência, e o Edu Bernhardt da TA segue coordenando o grupo. Acompanhe a participação dos brasileiros, aqui, no Bike é Legal e nas redes sociais de ambos.
Para nós da TA, é uma honra poder propiciar à este pequeno grupo a participação neste evento, para apresentar ao mundo seus trabalhos e que certamente será de grande importância para qualificar ainda mais os projetos que desenvolvem.
Inspirar nos motiva!
Posted onAuthorZe LoboLeave a comment
Cada vez que vemos iniciativas da TA inspirando iniciativas semelhantes, seja usando uma metodologia na íntegra ou a adaptando à realidade local, mais motivados ficamos para seguir adiante.
Após iniciativas com o Desafio Intermodal, Contagens de Ciclistas e Ciclo Rotas dentre outras iniciativas, a Pesquisa Perfil do Ciclista, edições 2015 e 2018, trouxeram motivação para serem reaplicadas, passando por cidades pequenas como Paraty e seguindo para capitais como Maceió. Agora chega às cidades mexicanas em uma realização do ITDP México, GIZ e Ciclociudades, que realizaram uma pesquisa Perfil do Ciclista Mexicano inspirada na nossa.

Os resultados da pesquisa Mexicana podem ser baixados aqui e a metodologia que usaram por lá, também pode ser consultada, facilitando a reprodução da mesma, nos mesmo moldes que costumamos usar, disponibilizando tutoriais sobre todas as atividades de sucesso que realizamos.
Seguimos motivados à realizar novas atividades e que elas venham a ser replicadas e reaplicadas mundo a fora, sempre em busca de cidades melhores e mais pessoas em mais bicicletas mais vezes!
A Pesquisa Perfil do Ciclista Mexicano foi uma realização de:

ENLABICI 2019
Posted onAuthorGabriela BinattiLeave a comment

A plataforma latinoSBP.org esteve em Guadalajara, no México, participando do 5 Encontro Latino-americano de Sistemas de Bicicletas Públicas e Compartilhadas, realizado pela BKT Bici Pública. Evento que deu sequência ao encontro realizado em junho de 2018 no Rio de Janeiro.
Com quatro eixos temáticos que envolveram: operação e níveis e serviço; esquemas de financiamento e modelos de negócios; planejamento e expansão; e demais veículos compartilhados. Foram dois dias intensos que envolveram palestras, debates e visitas técnicas com participantes e palestrantes de diferentes partes do continente e do resto do mundo. Pudemos ainda aprender sobre a estratégia de mobilidade ativa na área metropolitana de Guadalajara e sobre a experiência de organização da indústria norte americana, através da NABSA

Presença Européia: Redha Zetchi, fala sobre o processo de troca de tecnologia em Barcelona.
Mais um evento marcado pela alta qualidade dos conteúdos e debates e que contou com a participação de aproximadamente 130 pessoas de 72 organizações e 8 países.
Em 2020, o encontro será em Lima, no Peru.
