8º Fórum de Bicicletas Manaus

8fm3

Além do importante polo industrial de bicicletas, Manaus sedia anualmente, desde 2012 o “Fórum de Bicicletas Manaus”, organizado pelo coletivo local Pedala Manaus. Em sua oitava edição, o tema foi “A bicicleta como fonte geradora de renda e emprego”, assunto que vem se destacando mundialmente ao mesmo tempo em que diferentes atividades ligadas às bicicletas surgem a cada dia.

A TA esteve presente desde a segunda edição, acompanhando de perto o desenrolar cicloviário na cidade. Neste período, nas ruas pouco mudou, apenas algumas ciclorrotas e bicicletas compartilhadas, ainda muito aquém das necessidades e potencial da cidade. Já o Fórum, tem a cada edição se tornado mais maduro e consistente, com um debate de alto nível que vem ajudando a mudar a forma de encarar as bicicletas dos manauaras. No painel “Emprego e renda”, falamos sobre a importância e o crescimento do uso de bicicletas na logística de entregas e tendências na área. Veja a programação completa aqui e as apresentações na íntegra aqui

8fm2

O Fórum sempre foi muito democrático, atraindo ciclistas, academia, indústria e timidamente o poder público, num espaço que promove uma melhor compreensão da importância da bicicleta para as cidades por pessoas com diferentes formas de pensar e abordar a cidade. Dentro dessa diversidade, nesta edição presenciamos a doação da Caloi para a Guarda Municipal de 50 bicicletas para patrulhamento, aos poucos as bicicletas vão ganhando a cidade e se tornando presentes.

8fm4

Rolou ainda o Festival Bike Experience na fábrica da Caloi, confira aqui.

E como em todas as edições, é sempre um excelente espaço de aprendizado e confraternização!

8fm1

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *