Pedalarás Sempre • Alfredo Sirkis 1950 – 2020

srk1

O título deste post é o primeiro dos Mandamentos do Planejamento Cicloviário de Alfredo Sirkis, ambientalista, político, escritor, jornalista, usuário da bicicleta como meio de transporte e um dos mais importantes promotores desse modal no Rio de Janeiro. Infelizmente um veículo motorizado o levou nesta sexta feira. Descanse em paz e siga pedalando.

Sirkis foi Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo no Rio de Janeiro e as bicicletas sempre estiveram presentes em suas gestões. Colaborou para a inclusão das ciclovias cariocas nos projetos Rio Orla e lutou bravamente pela sua implementação, que no inicio dos anos 90 removeu centenas de vagas de carros na orla para dar espaço às bicicletas e à mobilidade ativa. Sirkis também participou/organizou a primeira “bicicleata” que se tem notícia no país, no final da década de 80. Desde então sempre defendeu as bicicletas. Ele foi um dos que convidou o Zé Lobo para fazer parte do Grupo de Planejamento Cicloviário do Rio de Janeiro no início de 2003 e dessa relação nasceu a Transporte Ativo em dezembro daquele ano.

SRK2

Sempre disposto a colaborar com a mobilidade ativa, sua promoção e daqueles que a promovem, Sirkis aceitou todos os convites para participações em atividades da TA. Como para apresentar seu conhecimento na conferência Velo-city Rio 2018 e no III Workshop A Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil “Desbravando novas fronteiras – como alcançar novos públicos e ampliar o debate sobre a bicicleta na cidade” onde apresentou seus 10 Mandamentos do Planejamento Cicloviário. Nas fotos acima, de Michele Castilho, um pouco de sua participação no workshop e uma homenagem àquele que tanto incentivou o uso da bicicleta como meio de transporte no Rio e além!

Obrigado Sirkis!
Pedalaremos sempre!

3 thoughts on “Pedalarás Sempre • Alfredo Sirkis 1950 – 2020

  1. Impossível mensurar o impacto de sua atuação visionária na criação das ciclovias cariocas nos anos 1990. Sabe lá quantas pessoas começaram e ainda começarão a pedalar por conta dessas ciclovias e o quanto ajudaram a melhorar a qualidade de vida no Rio de Janeiro.
    Sirkis foi dos pioneiros na criação dessa Corrente do Bem, como pode ser reconhecida a Promoção ao Uso da Bicicleta.
    Ele fará falta sim, mas não será esquecido.

  2. Fiquei sabendo da partida do Alfredo Sirkis. Uma voz do ambientalismo perdida é sempre pesarosa.
    Gratidão por aqueles que fazem e fizeram pelas causas ambientais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *