Infraestrutura como Incentivo

http://www.ta.org.br/blog/ctrc.jpg

Contagem Rodolfo Dantas

Em Parceria com o ITDP a Transporte Ativo realizou mais uma contagem em Copacabana no Rio de Janeiro. Mas ao contrário das anteriores no Corte do Cantagalo e no Túnel Velho, essa foi em uma rua tranquila dentro do bairro. Foram doze horas seguidas na esquina das ruas Rodolfo Dantas e Ministro Viveiros de Castro. Os números no entanto surpreenderam de novo, uma vez mais foram acima da expectativa. Não se tratava de um eixo de ligação entre bairros, o que deixa claro o indício de que as viagens intrabairros são bastante expressivas.

A escolha do local foi proposital, não só por ser uma rua interna de Copa, mas principalmente porque apenas 4 dias antes, foi inaugurada a pista preferencial para bicicletas ligando a estação Cardeal Arcoverde do metrô e a ciclovia na orla da praia. A idéia é incentivar o uso da bicicleta nesse circuito e também medir o impacto da infraestrutura no número de viagens de bicicleta realizadas. Para poder comparar com propriedade, estaremos de volta daqui a três meses para mais doze horas de contagem fotográfica.

Por hora já podemos concluir que a infraestrutura implantada já beneficia diretamente os usuários que pedalam, resta a dúvida se ela será capaz de atrair mais ciclistas.

Confira o relatório da primeira contagem da Rodolfo Dantas x Ministro Viveiros de Castro.

—-
Saiba mais sobre o planejamento Cicloviário de Copacabana:
Princesinha do Mar, Rainha das Bicicletas
Melhor a cada Por do Sol
Primeiros Vestígios

4 thoughts on “Infraestrutura como Incentivo

  1. Vi sua participação no RJTV no fim de semana… qual era a bike coadjuvante, hein

  2. Mais um exemplo de como a bicicleta é uma alternativa viável e com medidas simples é possível promover o seu uso.

    E o acompanhamento é fundamental para mostrar os resultados.

    Parabéns T.A.

  3. Estamos muito felizes por iniciativas que visam estimular o uso da bicicleta no dia-a-dia de nossa população.
    A prefeitura do Rio iniciou dia 17/10 as obras da ciclovia na zona oeste tão esperadas por nós da BIKERIO.

    Com as obras, a área passa a ter a maior malha cicloviária contínua da cidade. As novas vias vão interligar sete bairros, totalizando 50 quilômetros de vias especiais para bicicletas. Além da via propriamente dita, as obras terão um projeto urbanístico, que inclui a instalação de 40 postes de energia solar, novo mobiliário urbano e tratamento paisagístico com a plantação de mil espécies de árvores da mata atlântica. Também serão construídas mil vagas de bicicletários.

    Vale apena curtir essa idéia…

    Markus D’Andrade

  4. Ciclovia zona oeste!!!

    Com as obras, a área passa a ter a maior malha cicloviária contínua da cidade. As novas vias vão interligar sete bairros, totalizando 50 quilômetros de vias especiais para bicicletas. Além da via propriamente dita, as obras terão um projeto urbanístico, que inclui a instalação de 40 postes de energia solar, novo mobiliário urbano e tratamento paisagístico com a plantação de mil espécies de árvores da mata atlântica. Também serão construídas mil vagas de bicicletários.
    http://www.bikerio.org pedalando junto com você!

    Markus D’Andrade

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *