5º Encontro Bicicletas e Meio Ambiente | Bicicletas de Carga e Descarbonização dos Transportes

142_53

Em novembro voltamos na TOCA para uma edição muito especial dos nossos encontros mensais sobre Bicicletas e Meio Ambiente. A Transporte Ativo já realizou pesquisas sobre a importância das bicicletas de carga para a economia, geração de empregos, para o meio ambiente, enfim, para a cidade do presente e do futuro. No Brasil, em especial no Rio de Janeiro, o uso das simples, quase artesanais, bicicletas e triciclos de carga transportam em peso e volume, mais do que compras, lanches, remédios, cachorros e prestadores de serviços. Elas levam uma ideia simples de usar o mais sustentável dos veículos para ajudar negócios, gerar empregos e ter mínimo impacto nas ruas. É o que se pode chamar de pleno uso de nossa inteligência.

142_52

Na TOCA propusemos um debate sobre como as bicicletas de carga podem ser importantes na descarbonização do quilômetro final do transporte nas cidades. Apresentamos nossa experiência recente em Amsterdam quando visitamos o Festival Internacional de Bicicletas de Carga e uma das melhores cidades do mundo para se pedalar. Curiosamente, lá as entregas por bicicleta são bem diferentes. Quase não há triciclos, as bicicletas de carga, em sua maioria no modelo Long John, são usadas para levar crianças e as poucas entregas são feitas em modelos elétricos. Guardadas as devidas proporções podemos inferir que no Rio o quilômetro final do transporte/entregas é mais sustentável que em Amsterdam já que aqui se usam transportes ativos puros, sem motores, e em grande escala. Claro que é fundamental a discussão da questão laboral pelo impacto físico de se pedalar com cargas de 200 – 250 kg em bicicletas pesadas, sem marchas ou motores auxiliares. Há espaço e necessidade de se aperfeiçoar essa logística em diferentes aspectos, mas as conversas trouxeram reflexões saudáveis para o grupo presente que, formador de opinião e atuante na promoção do uso da bicicleta, construiu uma qualificação valiosa para continuar essa pedalada rumo a uma cidade mais limpa e humanizada, também pelo setor de transporte final e entregas

142_51

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *