2º Encontro Bicicletas e Meio Ambiente | Bicicletas e Design Sustentável

ebma24

Do projeto ao descarte final (ou reciclagem), passando pela fabricação, uso e manutenção a bicicleta está entre os melhores objetos já projetados pelo ser humano, levando em conta um design que combina baixo custo, praticidade de uso, durabilidade, entre outras virtudes que a tornam também uma amiga do meio ambiente, para além do uso que é silencioso, limpo e que ocupa pouco espaço.

Neste sábado o convidado do 2º Encontro Bicicletas e Meio Ambiente foi Pedro Zöhrer, professor de Desenho Industrial da UERJ e criador das bicicletas reclinadas Zöhrer. Entusiasta e amigo das bicicletas a décadas, Pedro projeta e constrói bicicletas, especialmente as reclinadas, veículos de alto desempenho que aliam, conforto à velocidade.

ebma23

Na tarde do sábado 30 de julho ele nos convidou a refletir profundamente sobre a sustentabilidade. A conversa foi motivada pela bicicleta, mas extrapolou para todos os aspectos da nossa sociedade que precisa rever com urgência seus conceitos e práticas de produção, consumo e descarte.

ebma22

Desta vez fomos recebidos pela TOCA, espaço de trabalho coletivo de Ciclo Courier, Piola, Circular Som Sistema e VeloBambu, negócios que respiram bicicleta 24 horas por dia. E nesse local especial o debate se estendeu por cerca de duas horas, com quase 30 presentes que compartilharam ideias, percepções e esperanças de que a bicicleta e a sustentabilidade estejam mais presentes em nossas vidas.
Ao final da conversa um sorteio duplo! Pedro Zöhrer levou um modelo em escala reduzida de uma reclinada feita em impressora 3D e a TA ofereceu uma mochila para ciclista feita por Caro Piola.

Agradecemos a todo os presentes, em especial ao amigo Pedro Zöhrer por compartilhar tanto conhecimento e boas ideias. Agradecemos também ao pessoal da TOCA que nos cedeu não só o espaço, mas toda a energia e vibração pró-bicicleta que inspirou a todos.

ebma2

Nesta Série de Encontros sobre Bicicleta e Meio Ambiente, serão seis eventos até novembro, com apoio do Itaú Unibanco.

Nos próximos meses vamos abordar outros aspectos e vertentes da relação da bicicleta com o Meio Ambiente. Fique ligado para saber quais serão os temas, quando e onde eles serão organizados.

One thought on “2º Encontro Bicicletas e Meio Ambiente | Bicicletas e Design Sustentável

  1. Bom dia!

    Seria bom se postassem no twitter tb.

    Algum evento previsto para São Paulo?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *