Uma grande vitória da sociedade civil em prol da bicicleta. A malha proposta pelo projeto Ciclo Rotas Centro foi oficializada e já faz parte do parte do planejamento da Prefeitura do Rio de Janeiro. O próximo passo é viabilizar sua estratégia de implantação.
Será usada verba de compensação ambiental do Porto Maravilha e o projeto executivo será encomendado já.
O projeto nasceu com o grande objetivo de ser uma construção coletiva de um sistema cicloviário para a região central e ao mesmo um presente dos cidadãos para a cidade e todos que pedalam ou gostariam de pedalar pelo Centro.
Seguiremos de maneira simples e constante, tal e qual a bicicleta. Para que o que começou como uma roda de conversa colaborativa, transforme-se em infraestrutura nas ruas.
Assista como foi o encontro “Como eu posso transforma a minha cidade“:
Veja como começaram as Ciclorrotas de construção coletiva.
A estrutura cicloviária vai ser feita através da implementação de ciclovias em todas as vias,ou em alguns casos serão implementadas ciclofaixas??Foi feito algum tipo de estudo de como vai ser o cruzamento entre ciclistas e motoristas em esquinas(caso façam a curva em 90 graus,ciclistas podem ficar no ponto cego dos carros e serem atingidas,sem contar que motoristas podem vir a invadir a ciclovia para fazer a curva e colocar em risco o ciclista)?Não sei o nome técnico disso,mas me refiro ao “desvio” que se faz no curso da ciclovia para que ela se cruze com uma rua perpendicular num ponto mais “recuado” onde o ciclista e motorista se vejam em 90 graus e não em paralelo(desculpem-me,não estou sabendo explicar de maneira clara,mas acredito que vocês vão entender o que eu digo)
Vai ser feito algum recurso de “traffic calming”(elevação da altura da via para nivelá-la com a calçada com faixa de pedestres e pintura de estrutura cicloviaria em paralelo) para evitar que motoristas desrespeitem a circulação de bicicletas e pedestres??