Adeus ao Pneu velho

DSC08830

Sua bicicleta usa duas rodas que te ligam ao chão. Pedalar muito tem vários benefícios para as pessoas e para o meio ambiente, mas isso gasta muito pneu e logo temos que trocar por novos. Mas aí nos perguntamos o que fazer com os pneus velhos.

O ideal é mandá-los para a reciclagem, mas até conseguir pode-se ter que guardar essa borracha toda em casa, e seus pneus podem se tornar parte da família. Para não deixar isso acontecer, faça sua parte como consumidor consciente e leve os seus antigos companheiros de pedalada, agora inservíveis, para reciclagem.

Para facilitar a vida de quem precisa dispor dos pneus velhos, há dois anos a Associação Nacional da Indústria de Pneumático fundou uma instituição sem fins lucrativos para coleta e destinação de pneus inservíveis. A Reciclanip tem um cadastro dos ecopontos que as prefeituras brasileiras instalaram. A Reciclanip recolhe os pneus destes ecopontos e leva para triturar. A borracha resultante da trituração dos pneus pode ser usada para geração de energia em fornos de cimenteiras, fabricação de sola de sapatos e até para acrescentar ao asfalto durante a pavimentação de ruas e estradas.

Os pneus de bicicletas podem e devem ser destinados aos POSTOS DE COLETA da RECICLANIP para ter um final ambientalmente correto. Combina perfeitamente com o lado ecológico do uso das bicicletas como meio de transporte.

Saiba mais no site da RECICLANIP.

Mudanças Culturais pelo Ar

DSC01011_1

A Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo realizou uma audiência pública para explicar a população o funcionamento e os motivos do programa de inspeção veicular. A queima de combustíveis fosséis gera gases e é responsável por uma série de efeitos negativos para a população. No entanto a região metropolitana de São Paulo precisa dos motores a combustão.

Quebrar a resistência da população em relação a mais uma tarifa para onerar os cidadãos foi o primeiro desafio. Expostos os malefícios para a saúde de todos e o potencial de melhorias, hoje a população já quer uma inspeção mais ampla e melhor. De maneira democrática a Secretaria do Verde foi capaz de conscientizar a todos e escrever um novo capítulo em prol do ar mais limpo na maior conurbação urbana do Brasil.

Há por trás da inspeção veicular uma vontade confessa de iniciar um mudança cultural. A ambição é criar na população motorizada de São Paulo a cultura de manter sempre seus motores regulados. Esse novo paradigma aos poucos mudará o panorama em relação a manutenção veicular. Oficinas mecânicas, a indústria e mesmo a prefeitura estão envoltos em um processo de aprendizado. A lição final é que todos tem o dever de zelar pelos impactos que geram.

Ao que tudo indica, os ciclistas de São Paulo permanecerão isentos de qualquer taxa e continuarão seguindo livres dos congestionamentos a qualquer hora do dia.

DSC02882_1

Uma Polêmica Reversível

O trânsito motorizado no eixo viário que liga a praia de Botafogo a Lagoa no Rio de Janeiro para por completo durante o pico de fim de tarde. Automóveis e ônibus movem-se lentamente. As motocicletas trafegam com enorme dificuldade. Apenas ciclistas são capazes de seguir devagar e sempre em meio ao enorme engarrafamento.

Equacionar esse problema é desejo da administração municipal, dos moradores da região e de todos que passam por lá. Como medida para desafogar o trânsito a Prefeitura implantou uma faixa reversível com 530 metros de extensão no sentido Botafogo-Lagoa. A medida visa facilitar o escoamento de automóveis, mas já chegou coberta em polêmica.

No primeiro dia um atropelamento, congestionamentos no sentido oposto e desaprovação por parte dos moradores. Faixas reversíveis são comuns na cidade. Funcionam no sentido centro pela manhã e na direção oposta durante o pico da tarde. Elas trouxeram benefícios para a fluidez motorizada, mas não ajudam a equacionar o problema dos congestionamentos na cidade.

Para fazer o carioca ir e vir com mais facilidade, a Prefeitura precisa pensar além dos automóveis. A mobilidade deve estar ligada ao fluxo de pessoas, a capacidade de transportar cidadãos de casa até o trabalho de manhã e no retorno ao lar no fim do dia. Dentro dessa lógica, criar facilidades para o trânsito do carro particular irá apenas dificultar o cotidiano de todos.

Moradores reclamam com razão dos transtornos trazidos pelo excesso de congestionamentos. São os que mais perdem em qualidade de vida por terem engarrafamentos gigantescos na porta de casa. Para garantir a qualidade de vida dos moradores da região e dos que precisam cruzar o bairro de Botafogo, a Prefeitura do Rio de Janeiro deve trabalhar em favor dos cidadãos, criando facilidades e opções para que as pessoas possam optar pelo transporte público, pela bicicleta ou até ir a pé.

Faixas exclusivas para ônibus, calçadas melhores, e a inserção da bicicleta no trânsito irão beneficiar a todos e colocar o Rio de Janeiro no rumo certo para equacionar o problema dos congestionamentos.

 

Como Utilizar as Bicicletas de Aluguel Cariocas

O carnaval passou, mas o carioca poderá continuar no ritmo de SAMBA. Trata-se do sistema de bicicletas públicas cariocas, uma excelente maneira de realizar pequenas viagens. Sem preocupações com estacionamento e manutenção, pedalar fica ainda mais simples. Um vídeo mostra o que fazer para ter dezenas de bicicletas a disposição a um toque de celular.

Uma excelente alternativa para quem já pedala e também uma nova opção para motoristas e usuários do tranporte público de experimentarem as duas rodas. A principal vantagem para os não-ciclistas é a gratuidade nos 30 primeiros minutos. Ideal para trajetos curtos onde a bicicleta é sempre mais rápida.

As bicicletas públicas são também uma opção para ir direto até o metrô, diminuindo o tempo de deslocamento. Seja por caminhar menos ou não ter de pegar o ônibus de integração.

A Media Player is required.
Baixe o Vídeo – Em alta (mpg 22mb) em baixa (wmv 5mb).

Clique no link para se cadastrar no sistema Samba.

Coréia do Sul Adota as Bicicletas

O governo federal sul coreano tem planos ambiciosos para incrementar a mobilidade por bicicleta no país. Nos próximos 10 anos, mais de 3 mil quilômetros de estradas exclusivas para bicicleta irão circundar a Coréia do Sul.

As magrelas também devem ganhar visibilidade esportiva com o “Tour da Coréia”, uma competição nos moldes do Tour de France. Mas naturalmente essa visibilidade para as bicicletas irá ser acompanhada de planos para as cidades. Os administradores locais deverão adequar vias para os ciclistas e incluir as magrelas na construção de novas ruas e avenidas.

Os incentivos a mobilidade por bicicleta tem um motivo econômico, uma lição para os tempos de crise. Para cada 1 bilhão de won (R$ 1.5 milhão) que o governo sul coreano invista em um segmento industrial, são criados aproximadamente 16 empregos. Com o mesmo investimento na indústria ciclística são criados mais 60 novos postos de trabalho.

Via Green Daily.