Veja o post original no copenhagenize.com
Ativismos
Bicicletas tornam a vida melhor
Você também pode fazer do mundo um lugar melhor pra se pedalar.
Uma campanha People for Bikes, passe adiante.
Mais luzes e bicicletas.
The Difference campaign
Please compare:
click on images to see full-size
These advertisements were created and produced by Mikael Correa, a Brazilian adman.
He is also an urban bicyclist and designed the campaign with the purpose of making a comparison, through images, between motorized and human transportation, and the consequences of our choices not only for the environment but for our own life.
Mikael has kindly donated these three posters and ads to Associação Transporte Ativo. See more about us here.
In our opinion, the advertisements are brilliant, a mix of subtle intelligence and fine mood. We are extremely grateful. Like Mikael, our actions are focused on contributing to raise bicycle awareness. The ads are going to be a first-rate way of doing that.
And about you: have you ever made a comparative test in your day-to-day living?
Anel cicloviário da Ilha

O Alex U-Biker, ciclista inveterado, é o cara que bolou a ciclovia Ilha do Governador- Duque de Caxias. Um projeto bem detalhado, sensato e objetivo, admirado pela Transporte Ativo.
No final de 2010 U-Biker procurou a TA para apresentar seu novo projeto o Anel Cicloviário da Ilha do Governador. Nos passou todo o material questionando qual seria o melhor caminho para apresentar o projeto à Prefeitura. Agendamos uma reunião, o U-Biker preparou uma apresentação e fomos lá levando esta demanda dos ciclistas da Ilha para o poder público.
Reunião feita projeto apreciado em seguida outra reunião e logo uma vistoria com vários orgãos da prefeitura saindo da subprefeitura da Ilha para percorrer o anel.
Hoje a prefeitura estuda como viabilizar para breve pelo menos alguns trechos do anel deixando pra mais adiante trechos com obras mais complexas. Unir o projeto Rio Capital da Bicicleta e a vontade política e técnica aos anseios da sociedade civil e dos usuários de bicicletas é uma das atividades que nos anima a seguir sempre adiante.

Saiba mais sobre o Anel da Ilha no Blog do U-Biker
Outras situações, no blog, onde a TA promoveu o encontro da Sociedade Civil com a Adminsitração pública:
Seminário Tijuca 2008 no Instituto Pereira Passos IPP.
Seminário Dreams on Wheels 2010 em parceria com o Instituto Cultural da Dinamarca e ITDP.
Novos bicicletários nas ruas.
Da mobilização nas ruas à mudança de paradigma
Já escrevemos aqui antes condenando a pequena capacidade dos movimentos de Massa Crítica de implementar mudanças reais nas cidades. Mas no olho do furacão que passou por Porto Alegre cabe abrir uma nova porta, visualizar um lado positivo e principalmente um caminho para o futuro.
A imagem que ilustra esse post mostra o lado mais positivo. Ciclistas em Buenos Aires prestarem solidariedade aos brasileiros é indício de uma integração multilateral possível, necessária e ainda incipiente.
Por conta de um ato criminoso, classificado de tentativa de homicídio pela justiça, um único homem inspirou revolta de milhões e ações de milhares. No curto espaço desde a sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011, um fato negativo envolvendo o trânsito de bicicletas nas cidades ficou em evidência. Felizmente nenhum assunto é o mais comentado para sempre. A pauta da mobilidade em bicicleta acelerou bastante, mas é devagar e sempre que chegamos longe.
A impunidade no Brasil não se muda em dias e, principalmente, não se constrói mobilidade urbana sustentável com “arroubos de velocidade” dependentes de cobertura midiática.
Outros acontecimentos virão e seguiremos. Se nada for feito para que um “code de la rue” seja implantado, o que leva tempo e requer trabalho dedicado, terá sido apenas mais uma semana de bicicletadas e posts. Só nos resta confiar que o exercício da cidadania consiga ir além das palavras e passeatas.
Ao que tudo indica quem promove a bicicleta no Brasil tem sido capaz de se apropriar muito bem da pauta negativa para gerar debate e comoção. O maior desafio para o futuro é qualificar a discussão e promover a bicicleta de maneira positiva. Afinal, toda vez que falamos em acidentes e motoristas insandecidos corremos o risco de desincentivar uma grande massa de ciclistas em potencial a temerem a bicicleta.
Leia mais:
– Reunião com a prefeitura após o protesto de ontem
– A mobilidade urbana e ciclovias: um balanço e uma agenda
– What can we learn from the murderous attack on cyclists in Porto Alegre on Friday?
– A “Street Code” for Porto Alegre
Post relacionados:
– Massa Crítica ou Falha Crítica?
– Ciclistas Apocalípticos e Integrados
– Pelo fim do cicloativismo
– Caminhos da Massa Crítica



