Destaques
Pólo Urbano
Posted onAuthorJoão Lacerda2 Comments
A popularização da bicicleta na mobilidade individual contribuiu para que o cavalo tivesse uma presença cada vez menor nas cidades e vilas ao redor do mundo. Hoje a propulsão por tração animal é raridade na maioria das cidades e proibida em muitos casos.
Há no entanto uma aura de glamour ao redor dos cavalos que são utilizados na prática esportiva. As duas rodas à propulsão humana no entanto também estão presentes nesse esporte inusitado que é o bici-pólo. Geralmente é jogado por entregadores de bicicleta em grandes cidades da América do Norte. O esporte envolve ainda o reaproveitamento de sucata para a confecção dos tacos, além da preferência por bicicletas sem marcha ou roda livre.
Um vídeo convida para a participação da edição de Chicago, realizada na grama.
- Mais
Gentileza gera Gentileza
Posted onAuthorJoão Lacerda2 Comments
Nos anos de 1970 um andarilho cruzou diversas vezes a cidade do Rio de Janeiro. Levava palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho. Tornou-se conhecido como o Profeta Gentileza e sua mensagem maior pode ser traduzida pela expressão:

Estão marcadas em 56 pilastras de um viaduto carioca muitas das palavras desse andarilho. O local é inóspito e tem um fluxo de pedestres pequeno ao longo do percurso de 1,5 km por onde se estendem as pinturas.
A mensagam no entanto não é tanto para ser lida, mas para ser vivida. O local escolhido não poderia ser mais emblemático. Afinal, o trânsito das grandes cidades muitas vezes é conhecido por fazer aflorar nas pessoas momentos que em nada lembram a máxima de que a gentileza é atitude capaz de gerar um círculo virtuoso.
Montado nas rodas de uma bicicleta o ciclista é certamente o mais capaz de impulsionar a gentileza tão necessária no trânsito de nossas cidades. Respeito ao pedestre antes de mais nada, um sorriso ao motorista preso no engarrafamento, um agradecimento aquele que cede passagem. Todas atitudes simples que certamente colaboram para melhorar a vida de todos, uma gentileza de cada vez.
- Mais
– José Datrino, Profeta de Gentileza
– Profeta Gentileza na wikipedia.
Bicicletas a mais
Posted onAuthorJoão LacerdaLeave a comment
A revista “Go Outside” deste mês publicou um excelente guia sobre a bicicleta na cidade. Vantagens, dicas, opiniões de quem entende do assunto, além de um excelente depoimento de um paulistano que por opção largou as quatro rodas a motor e hoje só usa duas rodas à propulsão humana na cidade.
O editoral da revista resume o espírito da publicação:
Temos o objetivo de difundir a prática das atividades ao ar livre, dos esportes de natureza e de aventura, assim como de ajudar a preservar o nosso playground. Acreditamos que, com o corpo mais bem preparado e em contato com a terra molhada, com o sal do mar ou com o vento de uma colina, nossas mentes também trabalham melhor.
A introdução sobre o especial da bicicleta na cidade traz um convite aos amantes da natureza e do esporte, em sua grande maioria, moradores das grandes cidades.
Não adianta esperar pela utopia – as magrelas têm é que sair às ruas e dominar o espaço que é delas por direito.
Hoje a maioria dos brasileiros já vive em cidades, é esse portanto o nosso habitat que tem uma série de necessidades especiais em relação ao meio ambiente não construído. Promover melhores formas de vida e que gerem menos impactos nocivos por parte dos citadinos é um desafio que tem de ser encarado por todos. De preferência, uma pedalada de cada vez.
- Mais
Leia a íntegra da reportagem “Um Carro a Menos” na revista Go Outside.
Informativo Bimestral 10
Posted onAuthorJoão LacerdaLeave a comment

Já estão no ar as novidades do último bimestre na Transporte Ativo.
Destaque para:
– Aumento das visitas ao site e ao blog da TA,
– Novo endereço virtual da UCB
– Seminário em Santos
– Conferência em Munique
– Acompanhamento do estacionamento da Cinelândia.
Vale conferir o informativo.
Clique aqui para ver a última edição.
Para inteirar-se dos acontecimentos anteriores, visite aqui.
Conferência em Munique
Posted onAuthorJoão LacerdaLeave a comment
[photopress:Velocity_logo.jpg,resized,centered]
Será realizada entre os dias 12 e 15 de junho na Alemanha a edição 2007 da Velo-City. A iniciativa é parte de um fórum permanente que a cada 2 anos reúne especialistas do mundo todo para debater estratégias de promoção ao uso da bicicleta.
O tema para este ano é “Da Visão à Realidade” e a idéia é tornar conhecidos os exemplos de ações de promoção ao uso da bicicleta que foram capazes de agir concretamente para fazer desse meio de transporte de qualidades notórias, uma opção urbana ainda mais atraente.
O Velo-City 2007 terá apresentações de valiosos nomes na promoção ao uso da bicicleta no Brasil. Os brasileiros que irão se apresentar são:
– Giselle Xavier representando a Viaciclo e a Udesc
– Vera Lúcia do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF)
– Cláudia Tavares do Instituto Pereira Passos
– Antônio Miranda, Consultor Cicloviário
– Na seção de cartazes:
Rodolfo Moreira da Associação Cicloverde de Ciclismo
O evento contará também com a presença do José Lobo presidente da Transporte Ativo e representantes da ABCiclovias de Blumenau e Escola de Bicicleta de São Paulo. Paulo Câmara um brasileiro que reside em Londres e trabalha para a autoridade de trânsito londrina também fará uma apresentação em Munique.
A presença em um mesmo local ao mesmo tempo de tantos especialistas certamente irá contribuir para que diversos exemplos e boas práticas possam ser apresentadas diretamente por seus realizadores. Isso possibilitará que iniciativas de sucesso possam ser replicadas mundialmente.
Quatro temas principais nortearão a conferência:
– Aumento da qualidade de vida na cidade através de uma mobilidade social e ecologicamente amigável.
– Novas perspectivas no mercado de trabalho – o fator econômica da bicicleta.
– Desenvolvimento Urbano – Modelos factíveis para um futuro que valha ser vivido.
– A saúde da humanidade – Bicicleta como alternativa vencedora.
Maiores informações estão disponíveis no site Velo-city 2007 – www.velo-city2007.com
Abaixo a lista de sites das organizações representadas. Vale lembrar que todas as que representam a sociedade civil brasileira estão comprometidas com a criação da UCB, União de Ciclistas do Brasil.
– Associação Blumenauense pró-Ciclovias
– Escola de Bicicleta
– Instituto Pereira Passos (IPP)
– Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF)
– Transporte Ativo
– Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc
– ViaCiclo
