Retrospectiva 2010

http://www.ta.org.br/blog/2011.jpg

A Retrospectiva 2010 da Transporte Ativo já está disponível, apresentando tudo o que aconteceu nas ruas, auditórios, salas de aula, imprensa e mais ao longo do ano que passou.

Foram muitas atividades e a certeza de que ainda há muito pela frente. Nosso video para 2007 continua tão atual quanto no dia em que foi lançado!

Em 2011 seguimos pedalando em busca de mais espaço para as bicicletas e mais qualidade de vida no dia a dia de cada um.

Crianças em Movimento

http://www.ta.org.br/blog/crianas_em_movimento.jpg

As crianças são muitas vezes mais vulneráveis aos efeitos negativos de um ambiente degradado do que os adultos, especialmente em áreas urbanas. No entanto, elas não são apenas pequenas vítimas inocentes. As crianças têm um potencial ainda inexplorado para incentivar e influenciar outras pessoas a adotarem comportamentos mais sustentáveis. Nós, adultos, devemos assumir nossa responsabilidade para envolvê-las no planejamento e na tomada de decisões com maior seriedade, para que elas tenham uma chance de influenciar o presente e moldar o futuro.

O manual “Kids on the move” foi lançado pela Comissão Europeia, Diretório Geral do Meio Ambiente, em 2002, após ser anunciado pela Sra. Margot Wallström na conferência Velocity daquele ano. Está sendo publicado hoje, em português, com o título “Crianças em movimento”.

Assim como o manual “Cidades do futuro, cidades para bicicletas”, que reconheceu o valor das bicicletas para as cidades, “Crianças em movimento” mostra a importância de reconhecer as necessidades específicas das crianças no trânsito. O manual destaca as iniciativas desenvolvidas, na Europa, por escolas, empresas de transporte público ou autoridades locais que tenham objetivo de promover o bem-estar dos nossos filhos.

“Crianças em movimento” contém numerosas sugestões práticas, endereços internet e documentação de referência sobre como abordar a questão da mobilidade da criança no trânsito do ponto de vista de um pai, uma escola, uma empresa de transporte, uma autoridade local e do ponto de vista da própria criança. O manual também inclui uma breve descrição de quinze iniciativas que foram tomadas a nível local, nacional ou internacional (assembleias de crianças e jovens, rotas seguras para as escolas, pédibus e grupos de bicicleta, campanha em favor dos transportes públicos, bicicletas para jovens mulheres, eventos como o italiano Bimbimbici, dias sem carro, etc).

A publicação foi apresentada oficialmente durante um seminário organizado pela Federação Europeia de Ciclistas (ECF) na Green Week, em Bruxelas. O manual foi criado para ser distribuído tanto através dos canais habituais de informação da União Europeia e através de redes ou associações de autoridades locais, escolas, pais, jovens, etc, e pode ser uma ajuda útil com ideias para aqueles que querem participar do Dia 22 de Setembro – Na Cidade sem meu Carro.

A Associação Transporte Ativo obteve autorização expressa, a tradução foi feita por Patrícia Casela, e agora o manual está disponível gratuitamente em língua portuguesa.

Compartilhamos aquelas mesmas preocupações sobre o futuro, a saúde e o lugar das crianças no trânsito. Com a tradução do manual Kids on the move almejamos dar outro enfoque para a “Semana do Trânsito” nas escolas e as discussões sobre o assunto, em vez de moldar “pequenos motoristas” e forjar uma dependência ao carro, muitas vezes desnecessária e quase sempre prejudicial.

Temos certeza que podemos aprender com o exemplo europeu. Autoridades e escolas precisam conscientizar-se de que crianças e adolescentes possuem necessidades próprias no trânsito. Ruas vivas e espaços vivos nas cidades influenciam diretamente o desenvolvimento corporal, mental e de cidadania das crianças. Mostrar a elas, e aos jovens em formação, o caminho dos transportes ativos é o primeiro passo da independência. Construir cidades onde seja permitido crianças nas ruas é abrir as portas para que elas encontrem seu lugar no espaço urbano, desde bem cedo. Isto só trará benefícios. Uma cidade mais segura, mais saudável e mais agradável para crianças é uma cidade boa para todo mundo.

Clique aqui para baixar.

Bicicleta e comunidade

Cada ciclista sabe um pouco e um ajuda o outro, simples assim. É a oficina “Mão na Roda”, que o pessoal da Ciclocidade organiza toda quinta-feira na Vila Madalena em São Paulo.

A iniciativa é uma transposição para a paulicéia do conceito norte-americano de “Bike kitchen“. Uma oficina colaborativa em que ciclistas doam seu tempo e conhecimento. Cada um traz as ferramentas que tem e aos poucos o espaço também recebe doações de instrumental e itens de uso corrente. Somando tudo chega-se a várias bicicletas sendo cuidadas, limpas, adesivadas, recebendo novos acessórios, tudo ao mesmo tempo.

Nessa quinta-feira teve visita do Edu Green, cidadão do mundo, radicado em Floripa. Ele está à frente do Caminhos do Sertão e é obcecado por luzes. Depois de uma breve apresentação sobre refletivos, luzes e dínamos, mão na roda e na graxa, com direito a cerveja gelada e bate-papo animado.

Mudar o mundo é divertido, um pedalada de cada vez e de preferência entre amigos.

Saiba mais sobre a oficina Mão na Roda.

Onde?

Espaço Contraponto, na Rua Medeiros de Albuquerque, 55 – Vila Madalena

Quando?
Toda a quinta-feira, das 18h às 22h.

Relacionados:
Poder Suave
Visibilidade
Pelo fim do Cicloativismo

O direito inalienável de se desengarrafar

Uma das graves distorções que tem acometido nossos cidadãos é confundir a mobilidade individual motorizada com um direito. Ir e vir é sim um preceito constitucional. Ir e vir de carro, não.

Moema tem as condições ideais de ser um bairro modelo para uma nova São Paulo. Ruas tranquilas e largas que seguem paralelas as grandes avenidas. O compartilhamento entre veículos motorizados e bicicletas nas vias internas do bairro é uma abordagem interessante para facilitar os deslocamentos e diminuir os congestionamentos constantes.

Um plano modelo de circulação de bicicletas, desenvolvido pela TCUrbes, está sendo analizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e uma notícia já saiu nos jornais. Da reportagem entitulada “Projeto põe ônibus e bicicleta na mesma faixa“, surgiu a polêmica em relação as futuras ciclofaixas de Moema.

A viabilidade e vantagens da bicicleta já tem sido comprovada aos domingos. Há exatamente um ano, a ciclofaixa de lazer ajudou a impulsionar o fluxo de ciclistas. Alguns aproveitam para repor energias nos restaurantes ao longo do trajeto e tem até concessionária de automóveis que oferece água para chamar a atenção dos “ciclistas-consumidores”.

Durante apenas 7 horas na semana, ciclistas já começaram a impor uma pequena revolução. Trata-se de uma transformação na circulação, mas principalmente uma melhoria na qualidade de vida dos moradores e da cidade.

Mais bicicletas circulando, também durante a semana, irão garantir a construção de uma cidade com mais qualidade de vida, com um trânsito mais amistoso. Uma cidade na qual comerciantes poderão ter mais espaço para seus produtos ao invés de lojas funcionando como ilhas de prosperidade cercadas de carros por todos os lados.

É preciso coragem dos administradores e dos técnicos de trânsito para implementarem mudanças. Mas também é preciso informar com clareza o caminho que se pretende tomar. Assim a oposição as soluções alternativas poderão ser transpostas com mais facilidade.

Foram décadas para sufocar a cidade em engarrafamentos sem fim. Serão mais alguns anos para que se construa um trânsito livre e é esse o direito inalienável pelo qual todo paulistano, de nascimento ou por adoção, deve lutar. Sem distinção de bairro ou condição social, o ir e vir é inalienável e políticas que facilitem o fluxo de pessoas em bicicleta irão beneficiar a todos.

Outras opiniões:

“Por que punir Moema com ciclovia ?”
Campanha: PUNAM O MEU BAIRRO
How bike lanes and sharrows are born in Pittsburgh

Relacionados:
Espaço público em debate
Mais espaço para a circulação
Uma Solução Pronta
Fatores Objetivos para Construção de Ciclovias

Pedal Eleitoral 2010

PedalEleitoral

Amanhã é dia de vale tudo, em dia de eleição pode-se estacionar aonde quiser sem ser multado, o caos motorizado fica instituido e a melhor forma de driblar isso é indo votar de bicicleta.

A Transporte Ativo desde 2006 vem se reunindo a cada eleição para o Pedal Eleitoral, afinal domingo de eleições também é dia de pedalada.

Nos reunimos em um ponto e saimos para votar, pedalando de seção eleitoral em seção eleitoral e enquanto votamos e nos deslocamos trocamos idéias circulando pela cidade. Temos feito isso aqui no Rio à algumas eleições e tem sido uma forma sensacional de votar !

Nossa pedalada irá começar no Arpoador e seguiremos definindo o trajeto na hora. Todos estão convidados a participar desde o início ou a se juntarem à nós em parte do percurso. Caso não vote nas redondezas, crie seu próprio grupo em sua região ou em sua cidade. Aproveite para driblar o trânsito e cumprir seu ato cívico, pedalando.

Para os que são do Rio e quiserem participar de nossa pedalada, confirmem presença e informem o bairro de sua zona eleitoral para que possamos traçar o melhor roteiro possível, envie-nos um email para maiores informações.
pedal.eleitoral@ta.org.br

Confira nos links abaixo as versões anteriores da TA:
Chamada 2006
A votação 2006
Chamada 2008
Chamada segundo turno 2008
e os álbuns de fotos com os mapas no final.
Primeiro turno 2008
Segundo turno 2008

Boas pedaladas e bom voto!