Studio-X Rio se despede da Praça Tiradentes

SXR
“Em 2011 o Studio-X Rio foi instalado na Praça Tiradentes como parte de um projeto ambicioso da Escola de Arquitetura, Planejamento e Preservação da Universidade de Columbia (GSAPP) de criar uma rede global de pessoas e saberes dedicada à pesquisa e ao debate sobre as questões mais prementes do ambiente construído.

No Rio de Janeiro, o Studio-X contou com o apoio da Prefeitura da Cidade, por meio do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, o que permitiu oferecer uma programação gratuita e de alto nível. A atmosfera informal, combinada ao alcance internacional e relevância dos debates, fizeram do espaço uma referência na cidade, impactando positivamente pessoas e instituições. Desde sua abertura, foram realizadas cerca de 200 palestras, 65 exposições e 40 workshops, dentre outras atividades e pesquisa, possíveis por meio uma rede extensa de mais de 350 colaboradores. Estas iniciativas abordaram os temas mais relevantes, urgentes e desafiadores sobre a arquitetura e as cidades, no Rio de Janeiro e no mundo.

Em 2017 novos planos se alinham. O Studio-X passa a ter um foco na América Latina, com programação e pesquisa acontecendo nas diferentes cidades do continente. Com isto, comunicamos o encerramento de nossas atividades na Praça Tiradentes. O Studio-X continuará a realizar atividades no Rio de Janeiro em colaboração com instituições parceiras, incluindo o Columbia Global Center.”

A Transporte Ativo muito se orgulha de ter feito parte desta trajetória, o Studio-X era como nossa casa, realizamos diversos workshops, eventos, palestras, oficinas e até assembleias no nº 48 da Praça Tiradentes. Muito conhecimento passou e se criou no local. O workshops e o prêmio “A Promoção da Mobilidade por Bicicletas no Brasil” já eram eventos tradicionais na casa e o Ciclo Rotas Centro, projeto reconhecido mundo afora, nasceu ali. Muito nos honrou também, poder dar um depoimento no evento de encerramento do Studio-X na Praça Tiradentes 48.

SXAL

O Studio-X agora segue para uma nova fase, mais focada em pesquisas, pela América Latina. Ficamos felizes, pois como também estamos iniciando diversos trabalhos de pesquisa na AL, sinal de que a parceria seguirá adiante, agora em outros planos.

Abaixo algumas fotos de momentos TA no Studio-X Rio. Parabenizamos e agradecemos ao Pedro Rivera e a toda equipe que passou por lá, por momentos de conhecimento, sabedoria e satisfação!

SX2

SX1

 sx4

SX3

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *